Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Video: Como dar a partida num C6 depois de perder a carga da bateria


Um dos objetivos do Corvette Brasil é ajudar os proprietários de Corvettes da língua Portuguesa com seus automóveis e dúvidas. Sejam informações técnicas, de manutenção, históricas ou curiosidades do ícone Corvette.

Hoje, véspera de Natal, recebemos o seguinte email do leitor com um problema no seu C6. Emergências como essa requerem rápida resposta. Afinal, nada mais triste para um proprietário do que ficar sem poder usar sua máquina no Natal, em especial no Brasil onde não há neve e isso é possível. Sendo assim, fizemos (disclaimer) um video emergêncial sobre o assunto que não tem roteiro, não tem diretor, não tem fotógrafo, cameraman e muito menos maquiadora que não estava disponível no Natal para tremenda emergência.

O email da situação:

CARLOS SCHEIDECKER, BOA TARDE!!!

TENHO UMA CORVETTE ANO 2007/2008, QUE DESCARREGOU A BATERIA E AO CARREGÁ-LA E AO TENTAR LIGAR O CARRO APARECE NO PAINEL, UMA ADVERTÊNCIA AMARELA COM O SÍMBOLO DE UM CARRO COM CADEADO.

A BATERIA, JÁ ESTÁ CARREGADA E DEVIDAMENTE INSTALADA, SEM PROBLEMAS.

NÃO SEI E NÃO CONHEÇO QUEM PODE ME AJUDAR NESTE GRANDE PROBLEMA, POIS JÁ SOLICITEI A AJUDA DE VÁRIAS OFICINAS QUE SE DIZEM ESPECIALIADAS E COM APARELHOS QUE FAZEM A LEITURA DO MÓDULO MAS TODOS SEM ÊXITO.

VOCÊ PODERIA, POR GENTILEZA INDICAR ALGUÉM QUE POSSA RESOLVER A QUESTÃO????AGRADEÇO  DESDE JÁ SUA ATENÇÃO E AGUARDO ANSIOSAMENTE SUA RESPOSTA.

UM ABRAÇO

HERMES S.PARQUE DA MOOCA/SP


Caro Hermes,

Obrigado pelo email, e não se preocupe. Uma emergência dessas requer resposta e ação imediatas. Aqui vão as dicas, respostas e instruções para a solução assim como um video à respeito para ilustrar.


  1. NUNCA recarregue uma bateria de Corvette C6 que descarregou totalmente. O carro nunca mais irá dar a partida com essa bateria. O C6, como todo carro moderno, descarrega a bateria devido aos sistemas anti-furto etc. Fundamental: Bateria precisa ser obrigatóriamente trocada, recarregada não irá ligar o carro!
  2. Sempre use um battery tender, com esse carro, de qualidade. Vamos recomendar a marca e o tipo que usamos que é ideal para o carro. Battery tender não é um recarregador mas um sistema inteligente com processsador que mantém a bateria automaticamente no nível correto sem a descarrega-la e evitando esse problema seu. Não use recarregadores quaisquer pois além de danificarem a bateria, podem danificar o carro e ainda causar incêndios. Muitos recarregadores apenas destroem a bateria reduzindo sua vida útil.
  3. O Corvette C6 não vai dar a partida com menos de 11.6 volts na bateria. O PCM não permite. Baterias recarregadas também não possibilitam o PCM autorizar a partida.
  4. O C6 vem com PCM e não ECM. Ou seja, o PCM tem a memória não volátil ao contrário dos antigos PCM. Por isso o odômetro é totalmente digital e as suas preferências não são perdidas.
  5. Bateria que foi descarregada do Corvette C6 precisa ser trocada por uma nova dentro das especificações mínimas. Consulte o manual. Veja também, que a bateria fica no compartimento de carga que é aberto dos passegeiros, portanto é necessário conectar o respiro para que os gases nocivos da bateria não contaminem ou intoxiquem a tripulação da máquina. Fizemos um video à respeito que pode ser visto nesse POST aqui.
  6. Caso seja inviável entrar no carro sem bateria já que os mecanismos das portas são também eletrônicos, também fizemos video e POST à respeito que pode ser conferido aqui.
  7. Ao estacionar o carro, procure deixa-lo engatado sempre na ré pois faz com que a bateria descarregue menos devagar já que o carro entende estar estacionado. Aliás, sempre o estacione engatado por segurança como deve fazer em todos os carros, modernos ou antigos, porém sempre deixando o peso do carro no freio de estacionamento e nunca no câmbio como explicamos nesse video com câmbio automático (mesmo princípio no manual) aqui.
O procedimento para ter certeza que o C6 vai dar a partida, depois que uma nova bateria dentro das especificações de fábrica for instalada:

  • Clique duas vezes no botão do conrole remoto para destravar as portas. Veja manual à respeito.
  • Certifique-se que a bateria está com pelo menos 11.6 Volts de carga. O carro não irá dar a partida com menos. Use um voltímetro ou o computador de bordo conforme video.
Aconselhamos o seguinte aparelho de battery tender para o Corvette ou qualquer outro brinquedo que não seja utilizado à toda a hora, sejam motos os veículos náuticos: 



Eles têm sistemas diferentes, dependendo da aplicação e necessidade, inclusive que são à prova d'água para motos e aplicações náuticas. O equipamento acima é o que é visto no video assim como o outro tipo para a moto. Mais informações no site da Deltran.

Um abraço e boas festas à todos.

Segue o video:

Nenhum comentário: