Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Video: Corvette BFG de Greenwood



Em 1971 o piloto e construtor, John Greenwood, recebeu um convite da BF Goodrich para entrar 2 Corvettes em competição usando o novo pneu radial de rua Lifesaver. Isso mesmo, pneu de rua em um carro de competição! Na verdade, três carros foram construidos (números 48,49 e 50) para competir na série da FIA que englobava Le Mans, Daytona e Sebring. O motor do carro não podia ser outro a não ser o famoso ZL1. Mas foi a pintura patriótica Americana que fez sucesso com o público. O número 49 (que é um cupê e o carro das fotos) será leiloado no evento da RM Auction's em Monterey, Califónia no próximo mês de Agosto.




Os carros de Greenwood eram os mais potentes e temerosos carros na pista, porém os pneus de rua não ajudavam nem um pouco e eram um grande desvantagem para os demais carros com pneus de competição. Os motores ZL1 eram capazes de 800 hp, mas como cortesia aos demais participantes, Greenwood andou com os motores sob modestos 650 hp. Em 1972 Greenwood venceu as 12 horas de Sebring na categoria GT, sendo que ele mesmo pilotava e o carro era o número 48. O comediante Dick Smothers era o outro piloto.



Já o de número 49 foi construído com o propósito de apenas servir como carro de publicidade porém foi comicionado para competir em 1972 depois que o carro de número 50 foi destruído numa batida. De fábrica, o número 50, veio com o motor L88 mas depois recebeu uma das unidades ZL1 de competição e foi vitorioso em Watkins Glen também com Smoothers guiando. Uma coisa impressionante do número 49 era que obteve o recorde em Le Mans durante o treino classificatório atingindo a impressionante velocidade de 346 km/h no final da Mulsanne. Digo isso, porque o C3 tem a aerodinâmica de um tijolo e essa velocidade foi atingida apenas pela força do motor ZL1 que teve esforço extra.



O contrato com a BF Goodrich terminou em 1973 e o Corvette vendido. Competiu em algumas provas da SCCA até que o motor estourou na prova de Miami em 1974 e o carro ficou parado até 1979. Então foi parar nas mãos de Phil Curran que competiu com ele de 1989 à 1999 também na SCCA porém com o número 99. Logo depois disso, foi vendido para Chip Miller (de quem já falamos aqui) e então restaurado à condição original por Kevin Mackay.



O carro está bem documentado e tem até uma carta de autênticidade assinada por John Greenwood, assim como a nota original de venda, o documento de registro da FIA em Le Mans e os papéis de inspeção técnica da prova. Hoje, esse Corvette está equipado com o último motor ZL1 feito pela Traco que, entre outras coisas, também monta os motores para os carros históricos de Roger Penske e Jim Hall.



O carro será vendido no evento que acontecerá no Portola Hotel & Spa durante os dias 19 e 20 de Agosto. Abaixo mostramos um video do Alan de Cadenet sobre o número 48 e também convidados você à conhecer a história do ZL1 aqui.






Um comentário:

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu conhecia o carro mas não esta bela história....como sempre ótimas informações. Parabéns.