sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os caminhos até o Sting Ray racer de 1959

O perfil quadrado dianteiro do Sting Ray é único. Esse desenho foi o que resultou no C2 de produção.

Para os nossos leitores, que nos acompanham desde o começo, já falamos do Sting Ray racer de Mitchell, do SR-2 e do SS para resumir as décadas de 50 e começo da de 60. Hoje vamos ligar esses carros e explicar melhor a sua relação, ou melhor árvore genealógica que culminou no Sting Ray racer de 1959.


quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Update no C3 do Samurai


Continuando o update da restauração do Stingray 1969 do Samurai.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Novo desenho do C7


Não adianta. A cada véspera de uma nova geração do Corvette, vários artistas arriscam o que poderá ser o carro mais esperado. Dessa vez foi um estudante James Robbins e o objetivo era incorporar tudo das versões anteriores ao mesmo tempo respeitar as proporções do C6. As fotos do modelo final foram feitas com o AutoStudio da Autodesk e depois rendered com o Keyshot 2.1. O resultado, na minha opinião, não agrada. Mas o que vale é a especulação em torno do Corvette, algo que acontece há décadas.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

C4 1991 no interior da Bahia


Hoje é dia de falarmos de um C4 1991 preto automático do interior da Bahia. O leitor Fabio Maciel vai nos contar sobre o C4 do seu irmão Nelson. 1991 foi o ano em que o C4 recebeu um facelift ainda que o motor era o L98 com 250hp.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Corvette 1969 abandonado


Esse cupê 69 foi deixado à merce da mãe natureza por um bom tempo e os resultados disso pode-se conferir nas fotos. Não há explicação plausível do porque ele foi estacionado fora para o prazer dos roedores da vizinhança. Será que foi: "conserto na semana que vêm" e passou vários anos ou "esta fazendo barulho melhor não dirigir".


sábado, 25 de dezembro de 2010

Corvette 1974 de Serra Negra SP

Mais um Corvette de um leitor para a nossa galeria de proprietários. Dessa vez de Serra Negra SP um belo 1974 Stingray roadster 4 marchas e big block. 1974 foi o último ano do big block e o primeiro ano de ambas as extremidades com para-choques de uretano. Em 1974 o para-choque traseiro era em duas peças: split bumper o que foi único para esse ano. O proprietário, Carlos Del Carlo, conta um pouco sobre o carro para nós.


Feliz Natal


Feliz Natal à todos os leitores do Corvette Brasil. Que 2011 traga mais prosperidade e felicidade à todos.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Video: The Speed Business


The Speed Business é um documentário online nos moldes de um reality show. O objetivo é detalhar os bastidores da Blackdog Racing e seu proprietário/piloto Tony Gaples. Produzido por Patrick Gramm (que fez tambem o Vette Garage e o Vette Girl), o programa promete levar o espectador aos lugares que as pessoas normais não conseguem ver como os pits.Os 3 primeiros episódios estão aqui e acontecem na Califórnia em Sonoma no circuito Infineon Raceway.



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A garagem de Duntov

Hoje vamos falar da garagem do homem mais importante da história do Corvette. Zora Arkus-Duntov e Elfi moravam numa casa no lake St Clair na região de Detroit. Dois Sting Rays novinhos cobertos de neve na frente da casa dos Duntov. Imaginem o sacrificio de ter que tirar a neve dos carros antes de ir ao trabalho.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Video: Grand Sport 63 em SPA


Carros clássicos ou réplicas de carros de competição são algo alucinante. No caso, hoje, vamos falar do Corvette Grand Sport MC.GS 1963. Trata-se de uma fiel réplica construída pela Duntov Motor company. A Duntov Motor company é a única empresa licenciada pela GM para produzir uma réplica do Grand Sport de Duntov. O nome foi cedido pela viúva de Duntov, Elfi, pouco antes dela ter falecido também.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Video: Z06 negro em Santo André


No Brasil há uma variedade de Corvettes. desde os mais clássicos aos mais modernos. Hoje trazemos o carro do André C., um Z06 que é sempre colocado à teste. Nos videos, André leva o carro a sua velocidade máxima e depois um pequeno "passeio" à 318 km/h na Bandeirantes. Loucura total. Notem que no início do video os espelhos estão retraidos, mas com o aumento da velocidade eles preferem voltar à posição original que oferece menor resistência ao ar. Muito interessante esse detalhe. Abaixo o email do André.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Video: a história do C1


Para começarmos bem a semana do natal, vamos trazer um documentário feito para American Muscle sobre o Corvette C1. O video esta dividido em duas partes para poder ser fácil de ser assistido.


domingo, 19 de dezembro de 2010

S.O.S. da Bahia


E-mail do leitor:

Prezados,

Bom dia!!

Adquirimos um 1991 C4 corvette automático preto em 2008, o carro estava muito bem conservado mas estamos tendo alguma dificuldade para manutenção do mesmo aqui no interior da bahia.

Corvettes na Vette magazine


Sábado estava no aeroporto de Phoenix vindo para casa. A Vette magazine que assino já tinha chegado e tinha esquecido de leva-la para a viagem. Como tinha 1 hora antes de embarcar fui visitar uma banca e olhar no novo exemplar, Fevereiro de 2011. Para minha surpresa na página 96 estavam os nossos carros.


sábado, 18 de dezembro de 2010

Duntov e o Corvette SS


Algumas fotos para ilustrar que Zora Arkus-Duntov era engenheiro por profissão e piloto por carreira. Famoso pelo seu capacete amarelo (parecido com os usados nas partidas de polo), que usou nas suas participações em Le Mans. Aqui, Duntov pega a sua grande criação, o Corvette SS, para um teste em Sebring. O local é mais precisamente o aeroporto de Sebring onde ficava uma base militar. Notem os aviões mais antigos ao longo do caminho.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DNA dos Corvettes nos Porsches

Duntov no Porsche 550 spyder de fábrica. Notem Ferdinand Porsche à esquerda do carro falando com seu piloto Zora Arkus-Duntov.

Duntov tinha engenharia como carreira mas era piloto por profissão. Dá para entender? Se você está nos lendo pela primeira vez porque quer entender os Corvettes, sugerimos então começar com a história de Zora Arkus-Duntov. Hoje vamos contar um pouco da história de Duntov com a Porsche.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Video: Fabricando o ZR1

O esquema tipo cutaway do ZR1 acima é alta resolução (clique na foto). Mas o video à seguir é sobre a fabricação do ZR1 e foi feito pela própria GM.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Corvette SS de 1957


Os Europeus dominavam o mundo de esportes à motor nos anos que se seguiram depois da Segunda guerra, um fato inegável. Jaguar, Maserati e a Mercedes-Benz eram os grande gorilas do mundo automotivo tanto em termos de carros esporte quanto na Fórmula 1. A única empresa que talvez pudesse criar uma certa ameaça aos 3 citados à cima fosse a Aston Martin que também era Inglesa. Porém durante os anos 50 a Ferrari construiu uma reputação de excelência em performance com a série de carros 250 que iria durar até os dias de hoje. No cenário de competições internacionais automotivas podemos dizer que os Americanos estavam completamente por fora.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1963 restomod


Esse Sting Ray 1963 split window pertence à um entusiasta do estado do Indiana. Para muitos não basta restaurar um carro clássico e deixa-lo clássico.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O histórico Corvette 1962 da Gulf


Como que você define sucesso em corridas? Se você for pelo padrão de números de vitórias e resultados, então esse Corvette 1962 não só é um vencedor mas também poderia ter a sua foto no dicionário Aurélio sob a definição de excelência. Em 1962 esse C1 era o carro mais dominante na categoria de carros de produção da SCCA A. Ele participou de 14 provas naquele ano e conseguiu 12 vitórias numa época em que os carros eram quase compatíveis em termos de desempenho.


domingo, 12 de dezembro de 2010

Video: Corvette ZR-1 e C6-R


Na última Quarta-Feira o Speed channel colocou no ar um programa de teste drive com os Corvette. O host tradicional, Tommy Kendall, que já foi campeão participou do show junto com o piloto da NASCAR Jimmie Johnson. Notem como é avançado o carro da GT2. Um monitor interno conectado na camera traseira faz o papel de retrovisor. A embreagem é apenas usada na arrancada já que o câmbio é sequencial. Mas o que pode acontecer quando o carro é guiado por um piloto da NASCAR? Assistam ao video para conferir. Afinal se os pilotos da NASCAR só viram para a esquerda, deve ter uma razão lógica para isso.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Video: Teste na pista do ZR-1 1991


Nós já contamos em detalhes a história do C4 ZR-1 aqui. Porém nunca nos cansamos de falar sobre esse carro. Em 1991 ele custava algo em torno de $64.000 Dólares o que era uma barganha se comparado com Ferraris menos potentes como a 348 que tinha a mesma potência do LT-1 de 1992. Ainda sim custava o mesmo que o Porsche Carrera que era, na época, mais para show do que para performance: era um péssimo carro para pista.


Video: C5 Z06 anda com Ferrari F430


No post do C5 Z06 do Thiago, havia um comentário dele dizendo como o C5 andava forte. Recebemos alguns emails sobre isso e o fato é que o Thiago tem total razão. Sendo assim, vejo que a melhor maneira de responder as questões referentes ao comentário do Thiago é através de imagens.


Reconstruindo o Corvette Nomad de 1954


Qualquer entusiasta sonha, desde menino, em ser dono de um dos concept cars que alguma vez viu numa revista. Porém John Bolstad, do estado vizinho de Idaho, gastou 12 anos de sua vida para fazer o sonho realidade.(Lembrem quando dissemos que para ter um Corvette bastava sonhar?) O sonho de Bolstad era o Corvette Nomad 1954 que foi mostrado durante o Motorama no hotel Waldorf-Astoria em New York. O Nomad foi um dos 3 Corvettes conceitos que a GM trouxe. O outro era o Corvette fastback chamado de Corvair (nome que depois seria usado no famoso Corvair da Chevrolet de motor traseiro) e o conversível tradicional porém com uma capota removível de fiberglass. A capota de fiberglass se tornaria um acessório não original em 1955 passando a ser oferecido pela fábrica como opcional apenas em 1956.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Corvette Z06 2002 do Thiago


No Brasil existe uma cultura muito forte de Corvette. Um dos objetivos do Corvette Brasil é criar um ambiente para que os proprietários troquem conhecimento, estórias, mostrem os seus carros ou ainda dividam o entusiasmo com os futuros donos de Corvette. Para ter um Corvette a primeira coisa que precisa é sonhar. O carro de hoje é um C5 Z06 2002 do leitor e entusiasta Thiago T. Em breve o Thiago estará recebendo um Z06 C6 novinho. Ele nos conta um pouco do seu C5:

Video: Corvette 63 restomod Finlandês


O que acontece quando um bando de amigos na Finlândia se reunem e resolvem restaurar um roadster 1963 com mecânica de Z06 C5? O resultado é esse carro do video. Notem o motor LS6 de 450 hp oriundo de um C5 Z06. O carro é um monstro e foi muito bem executado. Esse é o clube Finlandês que estamos mostrando hoje. O outro carro abaixo é um C3 também restomod. Em breve mais novidades geladas.


Video: C3 Finlandês


O clube Finlandês de Corvette é muito interessante. Não só há vários membros com vários carros mas ainda um dos seus mais famosos membros: Kimi Raikonnen, nunca se recuperou do golpe de Sharon Stone.


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Video: O C3 de Manfred Kubitschek


Na Europa Corvettes são muito apreciados. Na Alemanha são quase um culto. Manfred Kubitschek é um apaixonado por Corvettes Sting Ray e tem uma oficina especializada em Sting Rays restomods. Esse carro tem 600 hp e acelera de 0 à 100 km/h em 4 segundos. Além disso tem uma suspensão especial com amortecedores Koni e freios Willwood para justificar tanta cavalaria. O carro foi modificado para ser um esportivo feroz em pista. Notem os pneus de raio menor e tala maior assim como as modificações na carroceria para acomoda-los. O carro atinge 320 km/h de final auxiliado por uma transmissão da ZF de 6 marchas. Mas a brincadeira não é barata ou Kubitschek esta fora da realidade. Esse carro ele vende pela modesta quantida de 180.000 Euros. Isso mesmo pessoal, não é só no Brasil que Corvettes são caros. Por isso mesmo muitos Europeus e Brasileiros preferem vir aqui e importa-los à ter que pagar valores impossíveis.


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Video: Salvando um C3 1971 na Hungria



O antigo dono desse belo Corvette 1971 era um cavalheiro Americano que tinha mudado de Manhattan para Veneza e depois para Budapeste. A sua profissão é de designer de interiores com especialização em renovação de castelos e propriedades antigas. Seu nome, Anthony. Porém Anthony saiu da Hungria e deixou esse cupê nas oficinas da RPM Styling. Para quem não sabe, até pouco tempo atrás a Hungria estava atrás da cortina de ferro.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Corvette Sportwagon


Esta entediado com os carros modernos que parecem ser todos iguais apesar de prometerem ser únicos? Que tal um Corvette C3 com uma carroceria customizada de sportwagon atrás e de Mako Shark na frente? De graça, ainda você ganha um título de membro ao clube dos cafonas.


Foto do dia


Verão é legal por vários motivos. Entre eles, tirar os carros da garagem, lavar, encerar e preparar para uma boa guiada sob o sol.

Video: Corvette Greenwood 1976


Uma das criações de Greenwood para competir nas 24 de Le Mans de 1976 foi esse C3 wide body, ou corpo largo. O carro era tão mais largo que o C3 normal que ao vê-lo por trás dá para se ter uma idéia do quanto foi alargado.


sábado, 4 de dezembro de 2010

Video: Corvette Stingray em Sacramento Califórnia


Recentemente o Stingray concept foi avistado no aeroporto de Sacramento na Califórnia. Aqui um pequeno video do carro em exposição aberta para o público.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Video: Corvette 1975 em São Paulo


Para quem assistiu o video do C3, comentamos que o 1975 já vinha com tacômetro com placa impressa ao invés de usar direto do distribuidor. Esse carro se encontra em São Paulo e já dá para notar as diferenças na carroceria como podemos ver aqui. As rodas não são originais de 1975 mas ainda tudo bem. Notem também como o tom de amarelo é diferente. Nesse ano a cor se chamava Bright Yellow e foram pintados 2.883 carros nessa cor. Notem que 1975 foi também o último ano que um Corvette C3 foi fabricado conversível de fábrica e 1976 foi o último ano que um C3 tinha o nome de Stingray.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Video: Corvette C1 1960


Como acabamos de mostrar um C2 e um C3, não podemos deixar de incluir um C1 também. Esse é um 1960 e é especial pois pertence à Summit Racing e está na exposto na loja de Ohio. Corvettes são como Harley Davidson, há uma indústria milionária por trás que comercializa auto peças e acessórios para customizar os carros como são feitas com a Harley. A Summit Racing é uma empresa muito boa e a já usei algumas vezes. Comprei um short throw shifter da B&M para um C4 que tinha e ficou espetacular. Anos depois resolvi fazer a mesma coisa para um C5 porém não ficou tão curto e tão bom como no C4. Ainda o atendimento deles é ótimo e o catálogo excelente.


Video: Mostrando um Corvette 1964


Já que mostramos um C3 1972, vamos aproveitar e mostrar também um C2 1964 que veio do mesmo lugar: Califórnia. Dá para ter uma idéia desse belo desenho de Larry Shinoda que assina tanto o C2 quanto o C3.


Video: Stingray 1972 em detalhes


Ser um entusiasta e colecionador às vezes não é fácil ainda mais quando se mora num lugar com as 4 estações do ano bem definidas. Hoje está uns -18 Celsius e, claro, depois do trabalho dá aquela vontade de ir admirar os carros antes do jantar. Hoje foi o dia de olhar o Stingray. E, aproveitando, também resolvi fazer esses 4 videos mostrando os detalhes do carro. Os videos foram feitos com o celular, não é a melhor das produções Hollywoodianas apesar do celular ter uma câmera de muita qualidade. Então aqui vai um pouco do carro que compartilhamos com os amigos do Corvette Brasil.