quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Video: Corvette à Italiana, Zagato Perana Z-One


Na década de 60 e 70 o termo híbrido era usado para carros Europeus com mecânica Americana. Se unia o melhor dos dois mundos: chassis, suspensão Europeus e mecânica potente e confiável Americana. Talvez o exemplo mais famoso tenha sido o Shelby AC Cobra mas, claro, há dezenas de outros como o DeTomaso Pantera, Monteverdi, etc.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Video: L88 1967 roadster falso

O Corvette acima foi oferecido à leilão no último evento da Mecum. O carro, um 1967 roadster, começou sua vida com um motor small block 327ci de 300 hp e câmbio manual de 4 marchas. Mas na verdade se trata de um dos 13 carros COPO que foram encomendados para a Corvette Patrol Tangier Shriner de Omaha, Nebraska. Originalmente esse carro era de propriedade de Garwood Anderson da concessionária Anderson Chevrolet em Wahoo Nebraska. O carro foi repintado em braco com interior vermelho e o dealer instalou um motor L88 junto com todas as especificações corretas incluindo o motor L88 de 427ci e 420 hp com cabeçotes corretos, carburador, câmbio de 4 marchas M22, freios J56, radiador especial, removeu o rádio e o aquecedor, instalou escapamentos laterias e o stinger no capô foi pintado de vermelho como o interior.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Domingo nas montanhas

Domingo tive que ir ao escritório que fica à 100 milhas (160 km) de viagem ida e volta para um conserto de emergência. Como o tempo estava bom, o jeito foi tirar o C4 da garagem, remover o teto targa e curtir a tarde que fazia 22 graus Celsios. As fotos são da estrada entre Hebber e Provo Canyon e na frente havia um C6 roadster com licença de Michigan.

Sexta Feira passada


Sexta Feira passada, dirigindo o Z06 para o trabalho. O carro estava tão limpo e o tempo muito bom que o reflexo dos balões pode ser notado no paralama do carro.

Video: Bandeira feita de Corvettes


Durante o tradicional evento, Corvettes at Carlisle, que acontece todos os anos, 155 Corvettes vermelhos, azuis e brancos foram arranjados de forma a desenhar a bandeira Americana. Notem que Corvettes pratas também foram usados para o mastro assim com dois amarelos. O evento arrecandou $5,000 Dólares para financiar casas para as tropas (ou viúvas de soldados). O video à seguir mostra como isso foi feito.



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Video: uma proposta especial


O que fazer quando a sua namorada gosta de Corvettes, 500 milhas de Indianópolis e Tony Kanaan? O jeito é tentar arrumar a situação correta para pedi-la em casamento com a benção do Tony, um Corvette conversível e o lugar apropriado: the brickyard. E foi assim que Austin Dillman pediu sua namorada Sheri em casamento. Afinal não existia outro carro que faria ela aceitar de primeira.

domingo, 26 de setembro de 2010

Video: episódio 10 Corvette Racing

No décimo episódio da Corvette Racing, a equipe fala sobre a importância do trabalho e espírito em equipe para que haja sucesso. Pela primeira vez em vários anos, a equipe mudou a combinação dos seus pilotos para ganhar tempo na altamente competitiva GT2. Vejam o video para entender o que é trabalhar numa equipe.

sábado, 25 de setembro de 2010

Uma tarde no Rio

Parece um miragem: uma coisa que só poderia acontecer na Rota 66 nos EUA. Mas na verdade é uma tarde ensolada no Rio de Janeiro. O Corvette da esquerda é um 1971 e o Cobra da direita uma réplica. Algumas fotos valem um post inteiro, principalmente quando até a cor dos carros é compatível. Podemos apenas imaginar o que aconteceu quando o farol ficou verde.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Corvette 1959 barn find

Um dos melhores tipos de arqueologia é o que chamamos de arqueologia automotiva, nos EUA simplesmente barn find. Barn find se refere à uma jóia abandonada num celeiro ou galpão durante anos até que uma viúva resolve limpar o precinto e então vender a "sucata" que está lá dentro por preço de amendoin para algum entusiasta que está segurando seu entusiasmo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Video: ZR1 versus 911 Turbo


A revista Motor Trend fez um comparativo muito interessante: um Corvette ZR1 contra um Porsche 911 Turbo. O primeiro custa em torno de $100.000 Dólares e o segundo custa %50 à mais. Ambos os carros foram levados à pista de Willow Springs onde foram testados exaustivamente. O piloto para teste correu com ambos Corvette e Porsche professionalmente e ganhou Le Mans na GT2, Justin Bell. Justin é o filho de Derek Bell que sempre correu com Porsche.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Corvettes do Samurai


Conhecido na comunidade internacional de Corvettes como Samurai segue um dos seus carros que já havíamos mostrado antes. O Samurai gentilmente dedicou um tempo preparando esse material que conta um pouco mais desse belo cupê 69. Nós já tínhamos publicado algumas fotos desse carro aqui.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Corvette C4 1984 e sua história

A quarta geração do Corvette incorporou uma série de novas tecnologias e o carro foi lançado em Março de 1983 como modelo 1984 uma vez que a produção atrasou. dessa forma não houve Corvette 1983 e o último C3 foi o 1982 onde todos eram automáticos. Se compararmos o C4 de 1984 com os demais esportivos da época podemos observar que os demais eram muito conservativos enquanto que o C4 tinha várias peças de alumínio bem resistentes e plásticos especiais. O objetivo com o C4 era ter uma estabilidade de classe mundial, baixa emissões de poluentes, economia de combustível ainda que conservasse o layout básico do Corvette: motor diânteiro, tração traseira, V8 e suspensão independente.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Corvette Challenge em video game


Com os video games ficando cada vez mais reais, série clássicas como o Corvette Challenge estão sendo revividas ensinando toda uma nova geração à apreciar carros de competição clássicos. Usuários do Forza Motorsport criaram um desafio de recriar a série que foi de 1988 à 1990 e era monomarca com Corvettes C4. Um entendedor de Corvettes pode olhar com mais detalhe e perceber que o carro no video game tem a mesma carroceria de um Grand Sport 1996 apesar da pintura customizada. Provavelmente o único modelo de C4 disponível não era fiel às carrocerias do final dos anos 80 que o C4 tinha. Ainda sim, não deixa de ser muito interessante. Confira o video dos carros andando por vários circuitos e, para quem acompanhou a série na época na ESPN, Déjà vu é o termo correto.

domingo, 19 de setembro de 2010

C3 é roubado na rota 66


A foto acima é o resultado da colisão de um Corvette C3 1980, que foi roubado, no muro de uma concessionária Nissan bem na rota 66. Talvez um Corvette 1980 totalmente restaurado não diga muito a qualquer colecionador sério, porém a história desse carro é de emocionar.

sábado, 18 de setembro de 2010

Corvettes na Mecum esse final de semana

Alguns dos vários Corvettes sendo leiloados nesse momento pela Mecum. Um desejável cupê 1965 big block 427ci e 425 hp. 4 marchas, side pipes, knock-off wheels. Um carro bem correto.

Dia de limpar carro


Aproveitando manhã de Sábado sozinho em casa para limpar os carros para os próximos passeios.

Corte de um C4

Esse carro foi feito pela Corvette Central, um dos lugares que mais uso para peças de Corvette. Trabalham sempre muito bem e o atendimento é ótimo. A foto é em alta resolução, clique nela para amplia-la. O carro funciona e pode-se dirigi-lo. É um C4 1988 com motor L98 de 5.7 litros tuned port injection (original) e um câmbio automático de 4 marchas. O carro esta ligeiramente modificado com peças e acessários que a Corvette Central vende além das originais. Notem os escapamentos do LT-1 que saiu em 1992. O carro foi executado pela Petris Enterprises que fica em Scottsboro no Alabama. Um trabalho muito bem feito e que foi mostrado pela primeira vez no último Corvettes at Carlisle.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Video: C3 1970 vence na Limerock vintage races


Na vigésima quinta edição da Limerock CT Vintage races com 320 carros divididos em 10 grupos, um Corvette C3 1970 mostrou para os demais carros esportes o que é um Corvette. O video é muito interessante porque mostra DeTomaso Pantera e até um DeTomaso Mangusta azul e preto, fora os Jaguar E-Type (XKE), Porsche, Lotus Elan, Corvette Sting Ray C2, etc. A prova aconteceu em 3 de Setembro de 2010.

A competição tem 5 baterias com aproximadamente 10 voltas cada. O carro é um C3 1970 pilotado por Mark Ferrara com motor de 355 ci. Na primeira corrida ele larga em décimo sétimo e termina em sétimo. Na segunda larga em nono e termina em terceiro. Na última corrida ele larga em terceiro e termina em primeiro. Muito interessante esse tipo de competição porque, independentemente de quem ganha, o espectador é transportado vários anos no passado época em que essas máquinas eram o que havia de mais rápido na pista.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Video: Detalhes do C2 roadster


Praticamente todo novo, o novo Corvette Sting Ray de 11963 chocou o mundo automotivo na época combinando uma estabilidade fantástica com um estilo inegavelmente Americano. Até hoje, considerado a mesma bela série do Corvette. Bill Mitchell refez o Super Sport Racer de Duntov e como resultado criou o seu Sting Ray que viria a dar o nome à segunda série do Corvette, C2. Pela primeira vez uma versão cupê seria oferecida e como o primeiro Corvette de 1953 seria um carro de sonho mas com performance muito superior ao primeiro. O Sting Ray virou um clássico e bateu recordes de venda e hoje é a série mais desejada por colecionadores. Além disso o carro se tornou campeão nas pistas batendo o todo poderoso Cobra de Caroll Shelby. O video à seguir mostra um pouco dos detalhes de dois exemplares conversíveis do C2.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Motor LS9 do ZR1 explodido


Clique na foto para ampliar. Aqui temos todas as peças explodidas do motor LS9 com o compressor Eaton (também desmontado) para ilustrar essa usina de potência de 638 hp.

Video: Corvette ZR1 de rua vs C6R da GT2


A revista Road & Track surpreendeu novamente. Dessa vez, para a edição de Novembro, haverá comparativos entre os carros da GT2 e as suas respectivas versões de rua. O video a seguir e um teaser do que será a comparação entre o Corvette ZR1 de rua, que qualquer pessoa pode comprar, e a sua versão de competição. Participação de Jan Magnussen, ex piloto de F1 e atual piloto da Corvette Racing.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

C2 1966 roadster à venda


No próximo dia 18 de Setembro a Mecum estará leiloando esse belo Sting Ray 1966 triple black, devidamente apresentado com câmbio Muncie M20 e big block totalmente refeito sobre o bloco matching number original.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Construindo um sonho Brasileiro com a força do LS7

Protótipo anterior com motor 6 cilindros Turbo e 500 cavalos.

Quando eu era menino, ficava super entusiasmado com o Copersucar dos irmão Fittipaldi. Inclusive sempre fui grande torcedor da equipe e ainda acho eles o máximo. Mas a tradição de construir carros de corrida é anterior aos Fittipaldi, que apesar de espetaculares não foram os únicos. Manter um blog é sempre interessante porque você acaba conhecendo cada entusiasta interessante. Em Abril tivemos um artigo sobre como os Corvette Z06 e ZR1 são construidos. Nesse artigo um dos comentários foi de um construtor de protótipos que agora esta dividindo conosco o trabalho espetacular que ele está realizando.

domingo, 12 de setembro de 2010

Mercury 1950 Lead Sled


Sexta Feira é dia de dirigir Corvette para o trabalho e nessa última Sexta não foi diferente. Também é o dia de ligar para os amigos e, claro, não deixei de faze-lo. Porém indo para o trabalho me deparei com um Mercury custom e tive que parar, tirar fotos, falar com o dono e fazer um pequeno video.

sábado, 11 de setembro de 2010

Quando a pintura é quase tudo

Algumas séries de Corvette foram ingratas. Os anos 1973 à 1982 não foram os mais felizes para os C3s. Novas legislações que alteraram o design original, a crise do petróleo e demais restrições fizeram do Corvette mais um GT do que um esportivo. Ainda que entre 1973 e 1975 era possivel comprar um conversível e até 1974 um big block. No caso, o carro das fotos foi recentemente pintado pelo Darrin Wood o mesmo da Woodsbodywork e as fotos nos foram enviadas por email. Esses C3s são ótimos candidatos à restomods, trocando os anêmicos motores por crate engines, como um 572 Big Block e utilização de suspensões modernas e outros aprimoramentos que tornam esses carros ótimos para andar. Mas, aqui estamos falando da pintura. E para esses carros especificamente a pintura é quase tudo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mais do acervo de Corvettes em São Paulo



Nós já tinhamos falado do Sr Alexandre Z. que está organizando o Corvette Club de São Paulo e é dono de belos exemplares. Essa semana recebemos um email com fotos de mais carros Paulistas para a apreciação dos leitores do Corvette Brasil.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A história do ZR-1 C4, King of the Hill


Na história do automóvel, poucos carros foram tão antecipados quanto o Corvette ZR-1 C4. Os rumores sobre o carro estavam circulando já há 3 anos, antes mesmo do seu lançamento. Mas isso não foi culpa da GM mas sim de entusiastas que estavam famintos por qualquer informação à respeito do carro. Temos que entender que na década de 80 e começo de 90, um carro de alta performance Americano era algo bem raro devido às restrições das leis de emissões e também à infância dos sistemas eletrônicos de gerenciamento de motor. Na Europa, em contra partida, haviam várias liberdades o que fazia o paraíso dos entusiastas.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Video: Montando o próprio motor

Na semana passada o apresentador de rádio, Todd Schnitt, se tornou o primeiro cliente a participar do programa Corvette Engine Build Experience que permite à clientes montarem o seu próprio motor que será instalado no seu Corvette ZR1 ou Z06. No caso o motor era um LS9 que será instalado no ZR1 que Schnitt comprou. Após a montagem o motor é enviado de Wixon, Michigan para Bowling Green em Kentucky onde irá encontrar o seu chassis. Aqui um video da GM mostrando o momento histórico. Algo que, com certeza, ficará presente na memória de Schnitt que sempre quis ter um Corvette.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um burn out que deu errado


Nos Estados Unidos há eventos de carros toda a hora e em todo o lugar. Em alguns, há marcas temáticas enquanto que outros é uma mistura de diferentes marcas, gerações e entusiasmo. Enquanto alguns proprietários querem apenas desfilar, outros acham que devem dar o seu showzinho particular e deixar um pouco de borracha no asfalto. Então vem um Corvette C6 cuja tentativa de burn out podemos considerar uma falha total.

domingo, 5 de setembro de 2010

Video: Grand Sport em Nürburgring


Aqui um video que mostra um Corvette Grand Sport numa volta rápida em Nürburgring. O que chama atenção nesse video é que o Corvette que esta correndo no "inferno verde" está com uma placa de Michigan e é uma placa de fabricante. Será que estão testando o novo motor 5.5 litros com esse carro? Se você gosta do som do V8 do Corvette, aumente o som. Afinal, o V8 do Corvette soa melhor no Nordschleife que é onde ele realmente está em casa.

sábado, 4 de setembro de 2010

Quanto custa a brincadeira?


Ter um Corvette ZR-1 não é para qualquer um. Colocar as mãos em um também é para poucos. Imaginem então um guarda de segurança de um depósito que tinha acesso à um carro desses que estava guardado esperando por transporte. Já usamos essas transportadoras e o maior medo que se tem é sempre com os ditos manobristas. Eis que o empregado da Manheim Dallas Auto Action resolveu dar uma volta com o ZR1 que não é dele. Mas não é só isso, ele ainda resolveu filmar a brincadeira e colocar no youtube. Ou seja, nos dias atuais precisa ter muito cuidado com o que faz e, se fizer algo errado, precisa ter o bom senso de não ser flagrado com uma camera. No caso desse sujeito, não só ele não teve nenhum bom senso como ainda filmou e mostrou ao chefe. Além de perder o emprego, o dono do ZR1 está pedindo a sua prisão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Corvette Redline HTR-GS640/SC


O mercado atual e a tecnologia atual puderam criar um revival dos Muscle Cars e carros modificados pelos concessionário como Yenko fez no passado com Corvettes e Camaros. A grande vantagem desse tipo de modificação é que, por ser um concessionário Chevrolet, a garantia de 3 anos ou 36.000 milhas continua valendo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Feliz aniversário Stingray


Colecionador de carro é igual criança: qualquer coisa é motivo de choro ou de riso. Se você possuiu um C3, aconselho o ótimo website do amigo Christian Blanchon da França, o C3 Registry. O site tem o objetivo de registrar todos os C3s existentes. Além disso, presta um ótimo serviço disponibilizando um aplicativo gratuito para o iPhone que calcula a data exata do nascimento do carro de acordo com seu número de chassis. Assim os donos recebem os seguintes emails nos respectivos aniversários dos seus carros, como é o caso do nosso Stingray 1972 que nasceu em primeiro de Setembro de 1971:


Hi Carlos Scheidecker,

The whole staff of the C3 Registry wishes your car a happy 39 birthday!!!

Greetings,

Webmaster C3 Registry

Z06 de Brody à venda


Adrien Brody é talvez um dos melhores atores de Hollywood da nova geração tendo ganho o Oscar aos 29 anos de idade com o filme "The Pianist". O artista de 37 anos é também um grande entusiasta de Corvettes. Ao saber do novo Z06, ele pediu um primeiro ano. Porém, Brody não ficou contente em apenas ter o carro entregue em sua casa. Ao invés disso viajou até Kentucky para acompanhar a montagem do seu carro.