domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais videos do C4 1992

O C4 1992, 6 marchas em preto totalmente limpo para aproveitar o verão.

Em 1991 a Chevrolet anunciou o Corvette 1992. Era algo completamente diferente do que já tinha sido visto, apesar de parecer exatamente igual ao carro de 1991. Tinha 19 anos na época e me lembro bem de ter desejado um bastante. Recordo de ler o teste da Road & Track durante uma das aulas de química na FEI. 1992 também tinha sido especial para o Corvette porque foi o ano que carro número 1 milhão foi produzido, um conversível branco com interior vermelho exatamente como o carro de 1953. Alías, o Corvette também patrocionou a America's Cup de 1992. Um poster foi feito com esse carro para promover o evento.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Vette is Love


Essa bela foto foi feita e nos presenteada pelo Paulo Keller. Grande fotografo e grande sujeito.

Vette is love, indeed buddy!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mostrando o Z06 de sexta geração


O Corvette Z06 talvez seja o último exemplar de sua espécie. Dono do exclusivo motor de aluminio LS7 com 7 litros, esse carro deu muita dor de cabeça à fabricantes de exóticos como Ferrari e Lamborghini por ter um desempenho superior a um custo menor.

Corvette C6 Z06, o legado de Duntov ainda vive


O Corvette C6 Z06 é talvez um dos esportivos mais desejados da atualidade, simples, eficiente, extremamente rápido e de um design que incorpora tudo de clássico que a série Corvette apresentou até hoje. Porém é impossível entender o Z06, bem como a atual sexta geração do Corvette, sem falar sobre Zora Arkus-Duntov.

Estou confuso com a Mercedes


Há uns meses atrás, Mercedes fez um video de uma nova SLS sendo dirigida de cabeça para baixo num tunel. Algo que deve ter sido encomendado à Hollywood e parecia falso.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desenvolvendo o Corvette de sexta geração


Esquema do C6.
Esquema do C6 Z06.

A sexta geração do Corvette chegou para o modelo do ano 2005 e trouxe a polêmica dos faróis expostos, algo que aconteceu pela última vez em 1962. Em comparação ao carro que substituiria, o C5, o C6 tem uma suspensão de melhor geometria, mais espaço interno para os passageiros, distribuição de peso de 50% em cada eixo, motor mais potente, distância maior entre eixos, novo desenho e um comprimento menor.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lutando contra a bateria


O C4 1992 sem a bateria e o painel da carroceria. Notem o ECU e o controle do cruise control.

A seguir vamos falar um pouco do Corvette C4 e mostrar algumas fotos e videos de algo realmente diferente. Naturalmente, peço desculpas adiantadas pelo português enferrujado e improvisado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Um Pace Car na família


Meu pai me ensinou muitas coisas na minha vida, e por causa dele apreendi a apreciar várias outras coisas também. Ele sempre dizia que inspiração é tão importante quanto transpiração, na vida é importante fazer tudo muito: trabalhar muito, estudar muito, se divertir muito e descansar muito. Naturalmente, eu não entendia como dava para fazer tudo isso muito ao mesmo tempo até ter começado a estudar engenharia e apreender na prática o conceito de densidade de massa.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Corvette para quatro

O Corvette split window de 1963 foi uma bela obra tanto de design quanto de mecânica com a ajuda de Zora Arkus-Duntov e os aprendizados com o CERV I. Duntov desenvolveu um sistema de suspensão traseira com o CERV I que foi aplicado no Stingray racer de Mitchel e depois também utilizado no Stingray de série.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Shark Attack!


Ou as criaturas do oceano que fizeram a história do estilo do Corvette.

Bill Mitchell é a outra lendária figura na história do Corvette. Digo outra porque Zora Arkus-Duntov é considerado por muitos como o homem que fez do Corvette um verdadeiro esportivo competente, ao ponto de brigar com o melhor da Europa. Mitchell foi um dos vice-presidentes de Design da GM, sucedendo o lendário Harley Earl no posto. Earl tinha em Mitchell seu protégé, em particular era grande admirador dos esboços de carros de corrida que Mitchell tinha a mania de fazer. Mitchell trabalhou nos estúdios de design da GM de 1930 até o final da década de 70. Desenhar carros de corrida sempre foi a grande paixão de Bill Mitchell.

Na foto de abertura acima vê-se o Stingray Racer de 1959, como Mitchell o deixou para uso na rua.

Garagem para Corvettes

Duas garagens para apreciar e sonhar.

Sem mais estragar com palavras, aqui estão duas garagens que eu gostaria de ter. Estou falando da arquitetura, claro.




sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um E-Type no spa

O série 1 que o autor "curtiu" no verão de 2009 em Midway, Utah durante os dias Suiços.

Como alguns de vocês sabem, sou grande entusiasta e admirador da Jaguar. Quando novo, apreendi muitos sobre esses carros, e tive o privilégio de andar em todos incluindo o primeiro carro que Sir Lyons fez o SS-1 (antes de se chamar Jaguar). Quando há a oportunidade de matar a saudade com um desses felinos não penso duas vezes. Além de tudo, o Jaguar XK120 foi a inspiração que resultou no Corvette.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Recriando uma réplica


O Stingray racer de 1959 de que já falamos aqui talvez seja realmente o Corvette dos Corvettes. Desenhado por Larry Shinoda e campeão da SCCA em 1960, foi também o Corvette que Elvis dirigiu em um de seus filmes.

Que o desenho de Shinoda foi realmente uma obra de arte, ninguém duvida. Em 1969, dois anos após Elvis ter dirigido o Stingray nas telas, um entusiasta resolveu construir réplicas do carro utilizando mecânica do C3.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um Corvette para Elvis


Hoje, 8 de janeiro, é o dia de um rei. O rei do rock'n'roll Elvis Aaron Presley.
Se estivesse entre nós, Elvis faria 75 anos hoje.