![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmXsSIwWJruhgViHL023mL_3Sy8WqQDKqK2DpOb1y0D_B9ghjGXPSATU8n0WaeE9IJy7KUrr-jYGLK27UhACZRq0T_rpAl56Oe16yErW7aDseIBTwpN15Ure-hwOE8fOw8SbXD7llPVJ8/s400/Guldstrand_GS90_Nassau_Roadster_9.jpg)
O ano era 1994 e o famoso ex-piloto e preparador de Corvettes, Dick Guldstrand, teve a idéia de fabricar o seu Corvette com uma bela carroceria exclusiva, o GS90. O carro era baseado no Corvette C4 ZR-1 com o desenho de autoria de Steve Winter. Havia também o roadster que, ao invés de usar o motor LT-5 do ZR-1, usava o motor LT-1 com opcional de um turbocompressor da Vortec. O carro era conhecido como Nassau Roadster além de GS90 apesar que o nome GS90 era mais quando o carro era equipado com LT-5 e Nassau Roadster quando vinha com LT-1. Foram feitos um total de 9 GS90 tanto cupê (ZR-1) quanto Roadsters.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJqcf4C58Obo5HN-CLI9xcE4CE0JKlmJJogLCiJtias5Y11ESD3u7KPD0rEvdciYLVWu7VIeWEzbhtn6bY87pTBL57PDQ3KkVHGfM7n_VxwzoIMt0QI9WZFEbDFPvtWgwpGj2j7qYZ5as/s400/Guldstrand_GS90_Nassau_Roadster_53.jpg)
Antes do GS90 Guldstrand fez o GS80 que tinha tudo do C4 convencional com apenas alguns diferenciadores mas Dick queria o seu próprio carro que foi algo que conseguiu com o desenho do GS90. Na verdade, em 1990, quando o ZR-1 foi lançado Guldstrand queria montar uma versão moderna do Grandsport que ele usava para competir na gloriosa época das corridas em Nassau com Duntov no comando.
Guldstrand mostrou o conceito e tentou vender essa versão redesenhada do Corvette para a GM. Ele pediu 15 ZR-1s para começar e mais alguns milhões de Dólares. Porém a GM lhe deu um ZR-1 e um desejo de "boa sorte".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtDziQwrGq-Hdq8XVUaSgUlkYNTdM-xwInAkSxU0TJnNhleHrEOWDhrWhcxyIVksSAHFlUj6tuSjnK66rP6g5inWMjb4ErUZ5J8ZZDEH9IQNTL3RSCvueLHLjrViikS_d1EF1xnmL6Mmo/s400/Guldstrand_GS90_Nassau_Roadster_49.jpg)
O GS90 com motor de ZR-1 era preparado pela D.K. Motorsports e rendia 475hp com uma suspensão modificada por Guldstrand. As únicas peças que compunham a carroceria original do C4 que foram mantidas foram os retrovisores, os vidros laterias e o parabrisa ainda que havia um plano de se fabricar uma versão Speedster com para-brisa especial. O carro tamme tinha barras estabilizadores mais grossas e o feixe de mola de kevlar original foi trocado por molas helicoidais sob amortecedores, muito interessante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmG856cGYXZklcW4_cRHM0bK_zpwvX6KlvTI_6NpUyjdElosVf-JO85tgazrtd3ygJDwZEqoWfVQZiKb9Cf6vqlJikA28jaQ2rXXhGpoJheFHL8D2se5n2x3Z9SfaTxK4HxDZfYAVQiJM/s400/Guldstrand_GS90_Nassau_Roadster_46.jpg)
O compressor da Vortec aclopado ao LT-1
Guldstrand queria oferecer os carros através da rede autorizada Chevrolet como Callaway fez com o B2K porém o acordo com a GM foi cancelado. O que não era interessante era o preço. Um GS90 baseado no ZR-1 custa uns $135.000 Dólares a mais que o preço do ZR-1 fazendo com que a obra de Gulstrand custasse um total de $206.000 Dólares que é um absurdo mesmo hoje imagine em 1994 e 1995. Ainda assim, não deixa de ser um carro bem diferente e uma bela carroceria. Basta observar os faróis que vieram quase 10 anos antes dos C6 para entender que Guldstrand era um visionário.
Ah, a beleza e pureza do LT-1.
A única parte que não gostei foram as várias luzes traseiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário