quarta-feira, 30 de novembro de 2011

XP 897-GT, o Corvette Wankel de aço



Nós já falamos brevemente do Corvette XP-897 GT de dois rotores quando apresentamos o Aerovette. Esse pequeno conceito tinha detalhes interessantes. Para começar, ele vinha com motor Wankel de 2 rotores e 4.4 litros (266 ci) que gerava 180 hp. O motor era desenvolvido pela GM e se chamava RC2-266. Sua montagem era traseira e transversal acoplado à uma transmissão automática. O interessante é que o carro foi construído pelo estúdio experimental da GM em 6 meses, digo, havia a ajuda de Pininfarina com o chassis e a carroceria.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Video: Spirit of Le Mans '76



No bicentenário da independência Americana, os organizadores de Le Mans em 1976 convidaram 2 carros da IMSA para competir na prova. John Greenwood apareceu com esse Corvette de número 76 que, para muitos, foi o carro mais bonito da prova.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Video: Corvette 1996 roadster



Algumas fotos (de celular) do C4 conversível e curto video para testar o novo Motorola Razr. Sai para comprar outro iPhone, dessa vez um iPhone 4s mas fiquei bastante decepcionado e por isso trouxe para casa algo bem melhor com o sistema Android que prefiro ao iPhone.

domingo, 27 de novembro de 2011

Video: Corvette 1970 roadster



Os últimos dias não tivemos neve, e no lugar muito sol. Então, hoje, tiramos os carros para fora para "respirar" um pouco sem capota. Algumas fotos e um curto video.

Pikes Peak categoria livre 1998



O Downforce é tão importante que o piloto tem dificuldades de enxergar para a frente.

Video: Corvette Nomad 1954



O Corvette Nomad 1954 (conhecido também como Nomad Waldorf, pelo hotel onde aconteceu o Motorama) foi um carro conceito construido pela General Motors e introduzido no Motorama de New York no mesmo ano. O Nomad era uma perua esporte que estava muito à frente do seu tempo. O Nomad foi introduzido junto com um Corvette hardtop e o Corvette Corvair. Assim como o hardtop e o Corvair, o Nomad era muito parecido com o Corvette 1953 de série que por si só também foi um carro conceito no Motorama de um ano atrás. A GM construiu 5 Nomads para o circuito dos salões da época porém apenas 3 ainda existem. Para o Nomad, o estúdio de Harley Earl iria criar paralamas curvilíenos, faróis redondos além de uma coluna B inclinada para frente que criou escola.

sábado, 26 de novembro de 2011

Video: Corvette Nomad 1954/2004



E aqui estamos nós novamente falando de "aberrações". Esse foi 1 dos 5 carros produzidos em cima da plataforma do C5 em 2004 para repetir o look do Nomad original que apareceu no Motorama em 1954. Se você quer um "carro de família", talvez essa seja a proposta certa. Esse carro foi construido pela Advanced Automotive Technologies que fica em Rochester Hills em Michigan. O custo, na época, para converter o seu C5 para uma belezura dessas era de $49.500 Dólares.

Video: Roadsters



Quinta-Feira foi Thanksgiving. Antes do jantar e dos amigos chegarem em casa, foi o momento que deu para ir ao nosso galpão para olhar os carros. Seguem fotos e videos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Stingray 1964 do Bunkie Knudsen



Recentemente, no SEMA, esteve exposto o Stingray 1964 custom que foi de propriedade de Semon E. Knudsen, o gerente geral da Chevrolet conhecido como "Bunkie". Esse carro é ,hoje, de propriedade do Mike Yager. Nós já mostramos o outro Stingray de Bunkie aqui. O carro em questão que mostramos agora foi comprado por $400.000 Dólares durante o mesmo leilão do Bob McDorman.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Corvette SS wide body



Os dois veículos mais acessorizados do mundo são a Harley Davidson para duas rodas, e o Corvette para 4 rodas. Originalmente um Z06 2007 amarelo, esse carro foi modificado pelo seu dono que fabrica kits para o Corvette. A empresa se chama SS-Vette e pode ser visitada aqui http://ss-vette.com/

Motion Maco Corvette



Os anos 70 foram o ápice da cafonice e extremos. No último final de semana, aconteceu o Muscle Car and Corvette Nationals em Chicago. E nessa oportunidade um Motion Maco (sim não é Mako como no original da GM) genuíno foi restaurado e mostrado no evento. A Motion vendia os Baldwin Motion Phase III que eram C3s preparados (quando sem modificações na carroceria, eram belos) e um dos involvidos, Joel Rosen, era apaixonado pelo Mako Shark que ele viu em 1965. Esse carro foi feito em 1974 e vendido pelo preço de $17.000 Dólares enquanto um Corvette original básico ficava na faixa de $5.000 Dólares. Malaca com dinheiro nunca faltou e nos anos 70 tinham vários. De qualquer maneira, aqui as fotos do modelo para serem apreciadas.

Z06 e F22



Ambos oferecem heads up display para o piloto.

A alma do ZR1



Na minha humilde opinião, a única cor aceitável para o Blue Devil.

restomod 1967 roadster motor LS7



Receita para restomod:

  • Chassis tubular de alta performance.
  • Suspensão de C4.
  • Freios modernos.
  • Câmbio moderno de 6 marchas.
  • Motor LS7 427ci.


Criando um Corvair



Diferente do original de 1954 mostrado no Motorama, esse usa a carroceria de 1960 do C1 para re-criar o Corvair. Ficou mais elegante nessa carroceria.

Stingray duck tail



Nada como alguns remendos de fibra para estragar um grande design. Ainda, que o crime é reversível.

Banana Split



Naturalmente o título de hoje não reflete um tipo de sobremesa dos anos 50 e muito menos um grupo musical. Estamos, é na verdade, falando de um Stingray 1963 Split window pintado da cor de uma banana. Particularmente, discordo em pegar um clássico como um split window que foi fabricado apenas em 1963 e em pouca quantidade e torna-lo num restomod. Esse carro estava numa fazenda no centro da Califórnia e em vários pedaços já que o seu antigo dono pretendia restaurá-lo.

domingo, 20 de novembro de 2011

Baldwin Motion 1969



Gosto muito dos Baldwin Motion que mantém a carroceria original do C3.

Corvette, como tudo começou



Engraçado que, no inverno, os entusiastas acham uma outra maneira de manter acessa a chama. Naturalmente, devido à neve e sal lá fora a única coisa que resta a fazer é admirar os carros na garagem e bater papo com os amigos e ou interessados. Eis que nesse final de semana fui questionado: "e então, como o Corvette começou?" Interessante pois comecei à escrever um artigo sobre a Glasspar ano passado e a contar a história do momento após a segunda guerra. Então, no momento, respondi um pouco da história de forma resumida mas que acabou ficando legal à ponto de justificar esse post e assim espero que gostem.

sábado, 19 de novembro de 2011

Video: a história do Aerovette

A carroceira do XP-882 revisada como Aerovette.


Quando podermos olhar ao passado, em direção aos agora longínquos anos 70 vemos que a General Motors tinha uma intenção firme de vender um Corvette de motor central ao público. Na verdade, vamos dar crédito à quem realmente merece: Zora Arkus-Duntov foi o homem que perseguiu o sonho do Corvette de motor central. Enquanto os executivos da GM não barraram os planos tudo ia muito bem no mundo de Duntov. Então chegaria um momento, nos anos 70, que seria especial ao Corvette e esse era o ano de 1977. Nessa ocasião, o Corvette faria 25 anos de existência e nada melhor que lançar um carro de motor central.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Corvette 80 do Miguel Diesel



O Miguel Diesel nos manda fotos da restauração da sua Corvette 1980. O objetivo e pinta-la como essa aqui.

C3 modificado



Esse C3 é do amigo Jon que adora modifica-lo todo ano. Fiquei de colocar as fotos dele aqui mas nunca tive tempo. A novidade do C3 do Jon agora são os novos faróis.

Video: Corvette Daytona



Haviam rumores de que a Pratt & Miller em parceria com a Chevrolet (como fizeram com a Corvette racing) irão construir um protótipo Daytona de motor traseiro do Corvette. O carro é realidade e já está pronto para competir na temporada 2012 da GRAND-AM Road Racing Series e irá participar das 24 horas de Daytona em Janeiro próximo. O carro foi desenhado para se assemelhar à um Corvette C6 atual, porém com motor traseiro. O video a seguir da Chevrolet mostra o carro.

Em 1983, GM completava 75 anos



A GM completou 75 anos em 16 de Setembro de 1983 sendo estabelecida em 1908 no mesmo Setembro 16. Depois da quase falência, a empresa foi re-estabelecida em 10 de Junho de 2009. O poster é de 1983 e veio através do amigo Francisco Pellegrino. Na ocasião, o Corvette C4 1984 estava para ser lançado e nada mais apropriado do que falar do carro de série mais avançado da época.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

C7, segundo a Jalopnik



A Jalopnik publicou, à instantes atrás, esses desenhos do que eles acreditam ser o próximo C7. Nós publicamos aqui fotos de modelo real usando o desenho do Stingray concept oriundo da Car & Driver. O objetivo do chief designer da Chevrolet com o C7 era de ser um modelo evolocionário e não revolucionário. Mesmo porque, havia uma grande restrição dos recursos da GM para o novo modelo. Mulas foram vistas com a carroceria do C6 e mostraram serem mais largas e mais curtas que o atual C6. As fotos mostram o carro na versão ZR1. Se o objetivo for realmente deixar mais próximo do design da Lotus e Ferrari, diria que conseguiram. A Jalopnik afirma categoricamente que esse é o novo carro. Vamos esperar para ver. Talvez o C6 deixe saudades.

Primeiros protótipos do C4



Durante o desenvolvimento do C4, alguns protótipos interessantes apareceram. Já em 1981 haviam protótipos funcionais. Porém os primeiros modelos em argila dos designs de Jerry Palmer foram completados já em 1978. A foto do XP-882 já dizia como deveria ser o C4 e o design final ficou praticamente definido em 1979.

domingo, 13 de novembro de 2011

Stinger 1967



Um carro correto, 427ci 1967. Notem o Stinger branco no capô e o interior também em branco como era a regra. A cor do interior tem que combinar com a cor que o Stinger é pintado.

CERV III em Geneva Março 1990



Esse foto foi tirada em Março de 1990 no salão de Geneva quando a GM apresentava o CERV III. Foi minutos antes de um programa da TV suiça e podemos ver Chuck Jordan e Don Runkle relaxando antes da entrevista no CERV III. Observem os ternos sob medida. Uma pena que essa tradição hoje não seja mantida, ainda que fico mais feliz que o atual presidente da GM seja um Car Guy e não um bean counter.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Video: GT Classics Interlagos



O Murillo San Diego é quem nos brinda hoje com as fotos e videos. Observem o som do Corvette na camera on board:

Seguem fotos da ultima GT Classic em Interlagos próxima corrida será nos dias 17 e 18 de dezembro em Interlagos.

Na segunda foto uma corvette 1963 split window e uma pace car 1978 com apenas 400 milhas.


Video: 100 anos de Chevys nas pistas



Um video muito bacana preparado pela Chevrolet sobre os 100 anos da marca nas pistas. Incluindo os Opala da stock car brasileira como na foto acima.

Corvette News anos 70



Para quem tem saudades dos anos 70, aqui algumas fotos de páginas da Corvette News da época de 1977 e 1978.