terça-feira, 31 de maio de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1973
Pode-se dizer que 1973 foi o começo do fim para o C3. As novas legislações de segurança e anti-poluição dos EUA começaram a afetar o desenho dos carros. Para 1973 a frente original do C3 foi alterada para incluir um novo parachoque de uretano e uma estrutura bem mais forte para impactos frontais o que custou um bom peso extra para o Corvette. A traseira, no entanto, ficou intocada. Já o capô era maior e iria substituir os elegantes mas problemáticos limpadores escondidos na porta de vácuo que existiu de 1968 à 1972 como no Mako Shark II. O capô maior do 1973 escondia os limpadores sem precisar do sistema o que era muito mais simples e menos problemático. Foi um ano único para o Corvette, uma mistura do clássico com o que estaria por vir. Como consolação, foi o ano do C3 que mais agradou Larry Shinoda. Ainda que os 1973 valem mais hoje que os anos posteriores, ainda não tem o mesmo valor dos anos originais que acabaram em 1972. Ainda sim, um bom ano para o colecionador novato.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1972
Chegamos então ao último ano de produção dos chrome-bumpers. Para 1972 a carroceria seria ligeiramente alterado para ter paralamas mais pronunciados das rodas de forma a proteger melhor a pintura. Com isso, esses carros podem ser equipados com pneus mais largos. Os motores e a potência seram os mesmos de 1971 porém agora medidos em hp líquido e não total como antes. O método usado era o SAE. Assim o que eram 270hp para o 350ci de 71 cairam para 200hp em 1972 porém a potência na verdade era a mesma. 1972 teve também a raridade de que ar condicionado seria uma opção também para o motor LT1 e 240 carros foram fabricados assim tornando-os hoje muito desejáveis. Foi o último ano do vidro traseiro removível para o cupê e também o primeiro em que o sistema de alarme seria de série em todos as versões do Corvette. Depois do salto, mais detalhes do carro.
Catálogo de venda do Corvette 1971
Devido à greves e também um atraso na produção do modelo 1970, o Corvette 1971 é praticamente idêntico ao 1970. Porém a compressão dos motores fora reduzida devido às novas gasolinas sem chumbo, ou unleaded como é conhecida nos EUA. Apenas 17.316 carros foram feitos em 1970 e outros 21.801 em 1971. Por essas e outras razões é que os Corvette chrome-bumpes (1968-1972) valem muito mais que os demais C3s. 1971 foi também o último ano do sistema de fibra ótica para monitorar os faróis que entrou em 1968. 1972 viria sem o problemático porém charmoso sistema. Detalhe: apenas os últimos carros de 1971 vieram com o motor devidamente feito para a gasolina moderna. Carros anteriores tem que ter seu motor refeito (comando de válvula, cabeçote e juntas de cabeçote) para evitar quebra por explosão. Os últimos carros com ano 1971 vieram com os faróis auxiliares em cor ambar como os de 1972. A carroceria é a mesma do modelo de 1970.
domingo, 29 de maio de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1970
1970 foi o ano em que algumas mudanças estéticas aconteceram ao Corvette. A grelha fontral foi alterada assim como as luzes auxiliares passaram a serem triangulares ao invés de redondas. Nos paralamas dianteiros, as saidas de ar do motor atrás das rodas tinha um desenho muito bonito tipo rede que ficou ate 1972. Os cintos de segurança eram de 3 pontas e de série no cupê dessa forma. Mas a boa nova estava por conta do motor big block que agora tinha 454ci ao invés de 427ci. Mas melhor que o big block somente o ZR1. 1970 foi o primeiro ano do motor LT1 do ZR-1 com 350ci e era a opção correta do Corvette à comprar.
Catálogo de venda do Corvette 1969
Para 1969, os problemas de produção do primeiro ano do C3 foram sanados e havia mais espaço interno. Porém danos à imagem do carro foram feitos, e assim, o nome Stingray voltou ao Corvette porém dessa vez com uma palavra só ao invés de duas. O motor básico passou a ser o 350ci ao invés do clássico 327ci até então. Em 1969 havia como opcional de série os escapes laterais conhecidos como side-pipes. Foi um ano especial para o Corvette o que mostra no valor de venda de hoje de vários exemplares dessa safra. Porém o supra sumo foi mesmo o raríssimo ZL1.
Catálogo de venda do Corvette 1968
1968 marcaria o primeiro ano de uma das mais longas gerações do Corvette: a C3. Notem que na capa do catálogo está James Garner sentado ao volante. O novo Corvette C3 era baseado no Mako Shark II e tinha umas linhas extravagantes desenhadas também por Larry Shinoda. O carro era mal acabado, perto do 1967 C2, as peças da carroceria tinham muitas folgas, haviam outros problemas de qualidade e o espaço interno para o ombro dos ocupantes era bem menor devido ao desenho garrafa de Coca-cola do carro. Mesmo assim foi um estrondoso sucesso e vários foram vendidos. Em 1968 o C3 tinha uns ítens bem diferentes do 1969. Em primeiro lugar, a chave de ignição era no painel como no C2. Havia um porta cinto de segurança no console do freio central, as maçanetas das portas não abriam a porta, algo que era feito por um botão na lateral da porta. Para completar, as luzes de ré ficam abaixo dos parachoques traseiros. 400 carros foram fábricados com alarme. Nos C3 chrome bumpers isso dá para ser notado pela fechadura na parte traseira do carro. Depois do salto, mais do primeiro C3 que não tinha o nome Sting Ray.
sábado, 28 de maio de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1967
Tudo o que é bom, uma hora acaba. E 1967 foi então o último ano do Sting Ray C2. Na verdade, era para ser 1966 mas problemas técnicos com o novo C3 deram um ano extra para a mais bela série do Corvette. E o que temos de especial em 1967? Bem, em primeiro lugar os 427ci ganharam um novo capô com o famoso Stinger. O freio de estacionamento viria montado no console cujo estilo iria ser transplantado para o C3. Um pequeno nose job, com novos parachoques dianteiros é quase imperceptível. 4 novas cores também iriam diferenciar alguns 1967. A motor de potência máxima agora gritava com 435hp. 1967 é definitivamente o meu ano preferido. O que acham?
Catálogo de venda do Corvette 1966
O número não é 1966, mas sim 427. 1966 foi o ano do 427ci, número mágico para os entusiastas. O Big Block agora graduou dos 396ci e passou a ser o temeroso 427 de 425hp. Havia também uma versão "mansa" do 427 com 390hp bem como os small block 327ci de 300 e 350 modestos hp. Portanto, meninos e meninas, a respota para pergunta: "Qual foi o primeiro ano do 427?" é 1966.
Catálogo de venda do Corvette 1965
1965 iria trazer novos ganhos técnicos para o Corvette. Para começar os freios eram à disco nas 4 rodas de série. Algo inédito na America e que demorou na mente do público comum Americano à aceitar como sendo mais confiável que os tradicionais tambores. Mas não só de freios vive a humanidade. 65 foi o ano do big block de 396ci chamado de Turbo-Jet 396 que produzia absurdos 425hps à 6.400 rotações. Um verdadeiro sonho real.
Catálogo de venda do Corvette 1964
O resultado da briga entre Duntov e Mitchell foi que em 1964 o Corvette berlineta iria ganhar uma janela traseira única. Porém 1964 não seria apenas uma questão da nova janela traseira. Um novo painel e novas opções de motores iriam ser introduzidas nesse ano. 4 opções de 250hp, 300hp, 365hp e 375hp iriam fazer parte do menu. Depois do salto o catálogo vai contar mais do modelo.
Catálogo de venda do Corvette 1963
1963 foi um ano especial para o Corvette. Não só por introduzir uma nova geração a C2 de segunda geração. Mas também pela belíssima carroceria desenhada por Larry Shinoda e baseada no Sting Ray racer de 1959 e por ser o primeiro ano que um cupê seria oferecido além da versão roadster. Aliás o carro agora passara a se chamar de Corvette Sting Ray. Não era apenas beleza que o carro trazia mas sim novas technologias. Em especial o novo chassis e a suspensão idependente nas 4 rodas, cortesia de níguem menos que Zora Arkus-Duntov. Porém, uma expressão estilística coordenada por Bill Mitchel, a janela bi-partidada atrás (split window) seria o que iria marcar o carro. Em primeiro lugar, o marcaria pois Duntov e Mitchell brigaram a respeito sendo que Duntov queria uma janela interiça atrás. Mas em segundo lugar, e não menos importante, seria o fato que o modelo de 1963 seria um dos preferidos dos colecionadores pois foi o único ano que haviam duas janelas traseiras. Clássico como quase nenhum outro automóvel na história, o desenho do Sting Ray é considerado um dos melhores de todos os tempos. Depois do salto, o catálogo completo do carro.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1962
Catálogo de venda do Corvette 1961
O ano de 1961 iria mostrar uma pequena prévia do que estava por vir na próxima geração pela artística mão do grande Larry Shinoda. Nós já contamos um pouco desse ensaio do 1961 aqui. depois do salto, o resto do catálogo de 1961.
Catálogo de venda do Corvette 1960
Catálogo de venda do Corvette 1959
Catálogo de venda do Corvette 1958
Catálogo de venda do Corvette 1957
Catálogo de venda do Corvette 1955
Catálogo de venda do Corvette 1953
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Foto do dia: Amarelando.
Video: Motorama 2011 SLC - sortidos
Nos dias 3 e 4 de Março de 2011 aconteceu o Motorama de Salt Lake City e estivemos lá. A quantidade de carros era enorme, e por consequência, obtivemos várias fotos e vários minutos de video. Assim, apenas deu tempo de colocar as fotos online agora e editar os videos. Esse primeiro post inclui tudo que não é Corvette. Em breve iremos dedicar um apenas aos Corvettes. Depois do salto mais fotos em alta resolução e os videos. Aproveite.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Não fale no cell enquanto dirige o seu Corvette
Na Terça da semana passada esse acidente aconteceu em El Cajon, Califórnia. Motivo? A Senhora dona do Corvette estava falando no cellular enquanto guiava, não viu o Neon parado e entrou na sua traseira. Por ser um Corvette, o Neon foi por cima do capô. Fotos equivalem a mil palavras, então leitor: não fale no cell dirigido. É provado que a sua atenção fica igual ao de um bêbado.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Video: Corvette 1962 restomod
Restomods são interessantes quando o carro "doador" está numa condição irreparável. Esse é o caso desse 1962 que praticamente estava distribuido em várias cestas como encontrado pelo dono Barry Blomquist. Barry visitou uma loja de peças para buscar partes para o seu 1956 fuel injection quando viu os restos de um 1962 e imediatamente teve a idéia de fazer essa obra que você está vendo nessas fotos.
Corvette 1969 SCCA
Show Room
Video: freios de cerâmica carbono
Video: 67 Roadster do Roy Orbison
Esse é o Corvette do Roy Orbison, um 1967 roadster. O carro está agora emprestado e exposto no National Corvette Museum. Orbison ficou famoso por vários hits e foi inclusive a música tema Pretty Woman no filme que alavancou Julia Roberts para o estrelato em 1990. Porém a minha música preferida é I Drove All Night cujo clipe com a Jennifer Connely (na época que não se submeteu a mania anoréxica de Hollywood e ainda era bonita) e Jason Priestley fazendo gênero de James Dean. A voz é de Cyndi Lauper e O video incluímos abaixo também.
Foto do dia: Corvette 72 Wagon
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Video: Corvette 1956 restomod
As vezes um Barn find está em estado quase irrecuperável que a solucão é partir para um restomod. Nesse caso temos aqui um Corvette 1956 à venda feito com muito capricho. O motor é um 400ci da GM, todo refeito estéticamente e o câmbio é um moderno 6 marchas. O chassis original se foi dando lugar à um novo feito especial para restomods que suporta a suspensão do C4. O video mostra o resultado e o site da empresa não lista o preco do carro.
Video: Corvette 1965 serial 00001
No último final de semana aconteceu o leilão da Mecum em Indianápolis e um dos carros oferecidos para venda foi um Stingray 1965 com o número de chassis (VIN) 0001. Uma raridade.O número completo é 194375S100001 e o carro foi vendido pela barganha de $66,000 Dólares para o Terry Michaelis da Proteam Corvette. Esse Corvette tem motor de 327ci e 365hp e é pintado na cor Silver Pearl. O carro não está perfeito e nem é show quality. Mas por esse preco foi ótimo negócio.
NCRS em Wildwood NJ
Nesse final de semana aconteceu o encontro regional de New Jersey da NCRS em Wildwood. Dois dos mais interessantes carros eram esses dois Z06 sendo o prata um big tank (uma opcão da época para competicão com tanque de maior capacidade) e um com tanque comum na cor Tuxedo black. Além desses, podemos ver o capô de um 1969 com motor L88, um 1954 preto e vários outros exemplares de C1, C2 e C3 sendo o último C2 1967 numa bela combinacão de cor chamada Lynndale Blue código 977 na qual foram feitos uns 1.300 exemplares.
Video: Burn out dominical
Para comemorar o início da temporada oficial do Corvette (quando os carros saem da garagem em atencipacão ao Memorial Day) vamos mostrar esse video de ontem de um burn out com um Corvette 1977. Na minha humilde opinião, burn outs não são cultura. Ainda mais quando o carro está equipado com câmbio automático. Ainda sim, essa prática remete aos dias em que os Muscle Cars dominavam as ruas Americanas e o burn out era uma espécie de chamativo para um drag race de 1 quarteirão. Portanto, vamos deixar o dono desse C3 se expressar com a única maneira que sabe.
Grand Sport da Shelby
Interessante como a vida é. O carro que destruiu os Cobra em Nassau e deixou Shelby coçando a cabeça, é hoje fabricado pela Shelby com parceria da Superformance. O interessante é que a GM apenas vendeu os direitos para essa empresa que foi ainda processar a Mongoose, a primeira a fazer a réplica do Grand Sport. Por outro lado, Shelby criou o belíssimo Daytona coupe devido ao susto que tomou dos Grand Sport que mostraram quanto ultrapassado estava o legendário Cobra em termos aerodinâmicos.
domingo, 22 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Foto do dia: Corvette Super 7
Carroceria do Split window da AZR
C5 2003 custom
Aqui o Corvette de um de nossos conhecidos da comunidade, John Piper. O 2003 já é um belo carro mas há espaco para melhoras.
A pintura é uma mistura de Spiral Gray com Cyber Gray usando BASF 70/30.
Novos painéis foram colocados como:
- Lewis Five widebody nos paralamas.
- Nariz da Starcraft Tigershark.
- Capô também da Starcraft Tigershark.
- Asa Carravaggio.
As lanternas traseiras foram trocadas para as de especificacão Européia do C5.
Sistema de exaustão da B&B.
Rodas da Iforged modelo Aero nas medidas 19x10 na frente e traseiras de 20x12.5 polegadas.
Pneus da Nitto modelo Invos medida 275 na frente e 345 na traseira.
Nem todos os mods são feitos com bom gosto, mas esse não é o caso do carro do John com certeza que foi muito bem feito.