
Respondendo o e-mail do leitor Emerson Trindade:
Gente gostaria de saber o funcionamento do cambio do C4, no que diz a economia de combustivel, abraços Emerson!Caro Emerson,
Obrigado pelo e-mail e curiosodade. Vamos lá:


A segunda jóia mais importante no
ZR-1, além do motor LT-5 da Lotus era o novo câmbio ZF de seis marchas para 1989. O câmbio era conhecido por ML9 (código interno Chevrolet) e foi desenvolvido por duas empresas a CPC atrvés da equipe da transmissão manual e a famosa empresa Alemã de câmbios, ZF. Além disso a ZF fabricava o ML9 exclusivamente para o Corvette. Na ZF o câmbio recebia a denominação ZF S6-40, trata-se de um belo câmbio cujas partes todas ficavam internas a pequena e elegante caixa, não havia nada de fora como em muitos câmbios e posso dizer à vocês que é espetacular de dirigir. A ZF é também carinhosamente apelidada de "Zed-F" e para sermos mais técnicos as relações desse câmbio são 2.68, 1.80, 1.31, 1.00. 0.75 e 0.49 sendo que a última sexta não é usada para Top Speed mas como overdrive. Top speed é atingida em quinta. Em termos de design, o câmbio é uma espécie de "mesh" rede feita de diferentes metais e fibras num material mais flexivél, todo sincronizado e com um mecanismo de troca tipo trilho muito macio. Aliás, na época o câmbio considerado mais perfeito era o do Toyota Supra até que em 1989 o Corvette veio com o ML9. A caixa do ML9 é toda em alumínio e consegue suportar um torque de 632.4 kgf/m (425 lbs/ft). Impressionante.


Sem a ajuda da ZF, o King of the Hill nunca iria passar nos padrões de consumo de combustível da CAFE (Corporate Average Fuel Economy). Dois designs da ML9 foram incorporados ao câmbio justamente com o objetivo de se enquadrar com o CAFE que é a sua pergunta. O primeiro é a sexta bem longa (dizemos aqui super-tall gear). Se colocarmos na calculadora, para você ter uma idéia, a velocidade máxima que a sexta marcha da ML9 pode alcançar é de 450 km/h (280 mph) mas para isso o motor do ZR-1 teria que ter 1.600 hp. Na realidade a velocidade máxima do ZR-1 de 1989 é de 290 km/h (180 mph) com a primeira versão do LT5 de "apenas" 385hp. A velocidade máxima é, no entanto, alcançada em quinta marcha nunca em sexta. O mesmo se aplica para o
C4 LT1 de 1992.


Além da sexta marcha, o ML9 também utiliza um truque usado na Doug and Nash 4+3 dos primeiros C4, o CAGS. O câmbio é parcialmente controlado pelo computador central do carro ECM. Se o carro está em primeira marcha com as seguintes condições: temperatura do motor acima de 49C (120 F), velocidade entre 19 e 30 km/h e abertura do acelerador em até 35% então o câmbio entre am modo CAGS (Computer-aided Gear Selection) ou seja, trava as segundas e terceiras marchas fazendo com que o operador, ao tirar da primeira, entre na quarta automáticamente. O CAGS, forçando a troca de primeira para quarta, ajuda o ZR-1 a conseguir a marca de consumo necessária (e com folga) para passar o testa da CAGE e não ser penalizado com o imposto de carro gastão (gas guzzler tax). Quando o ZR-1 foi lançado os números de consumo eram de 6.4 km/l na cidade e 9.35 km/l na estrada. Impressionante para um carro que deixava todos os demais esportivos da época, exceto o Ferrari F40, comendo poeira.

Além do câmbio ML9 o carro tamem tinha um sistema de flywheel e embreagem que incorporava um sistema de amortecimento anti-vibração de dupla massa para o flywheel que reduzia tanto a vibração quando o ruído do carro. Havia também um prato de pressão tipo diafragma de 11 polegadas e um conecção do tipo pull assistida hidraulicamente que deixava o pedal da embreagem muito leve e preciso. O ZR-1 tinha também um diferencial anti-blocante dee 3.54.
O C4 LT1 de 1992 tinha todos essas tecnologias incorporadas no ZR-1 de 1989 e posso dizer para vocês que é uma delícia de guiar e por isso mantenho
um na garagem. O câmbio da ZF do C4 é uma daquelas jóias da indústria automobilística que nunca teve igual. Espero que isso tenha respondido sua pergunta.
Grande abraço,
Carlos Scheidecker.
Maravilhosa esta caixa...e vc como sempre dando um show de conhecimento.
ResponderExcluirAbs e feliz Ano Novo
Francisco
Coloca show nisso!!!
ResponderExcluirQue óleo será que esse câmbio deve usar?
ResponderExcluirDepende do ano.
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