segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O último Baldwin-Motion Phase III GT Corvette foi encontrado

Na costa leste nas décadas de 60 e 70, Joel Rosen tinha uma oficiona especializada em Muscle Cars chamada Motion Performance Speed Shop, ele era legendário no meio. Uma parceria com a concessionária Chevrolet Baldwin Chevrolet resultou num Corvettte que era capaz de 11,5 segundos no quarto de milha e, por ser concessionário, o carro tinha total garantia de fábrica mesmo com as modificações às vezes bem intensas.

A frente do GT III parecia de uma Ferrari de 1960, os faróis escamoteáveis se foram. O visual ficou até muito interessante.

Uma das criaturas de Rosen se chamava Phase III GT e foi apresentado ao público pela primeira vez no salão internacional de New York em Abril de 1969. Apenas 12 desses carros com mais de 500 hp seriam construidos sendo que o último foi terminado em 1971. O último Phase III foi comprado da família do dono original e restaurado de volta ao seu explendor original e será exibido no Muscle Car & Corvette Nationals no próximo mês de Novembro.

Já na traseira haviam lanternas parecidas com as do Pontiac, vidro cobrindo quase todo o deck e tampa de combustível ao estilo Le Mans.


Um dos técnicos que trabalhou originalmente para Joel Rosen de 1967 à 1974 era Martyn Schoor e ele documentou a experiência com esses carros escrevendo um livro chamaado Motion Performance: Tales of a Muscle Car Builder. Schoor conta o seguinte sobre esse último Phase III construido.

No dia 3 de Junho de 1971 o Dr. Henry Rollings recebeu o seu Phase III GT 1971 com ar condicionado e mais de 500 hp. O motor era um big block LS6 454 com comando e modificações do LS7 e tinha câmara aberto do L88 e cabeçote de alumínio do ZL1. O carro foi equipado com um câmbio automático M40 Turbo Hydramatic e tinha overdrive da Hone e um diferencial Posi 4,88 na traseira. Havia uma alavanca do lado direito do túnel da transmissão que era o overdrive Hone. Acionada, fazia o diferencial mudar de 4,88 para 3,72. No video pode-se ver isso.


O interior era feito completado com um sistema de som melhor e bancos de couro com botões além de um maior porta malas por conta da modificação da traseira do carro com um vidro cobrindo quase todo o deck do Stingray. Dr. Rollings pagou $16.283 Dólares pelo carro e o levou de voltaa a Savannah na Georgia.


O Cardiologista que também pilotava aviões da Segunda Guerra como hobby, usou o Phase III para atender pacientes e (olhem só) rebocar o seu carro de corrida um E-Type SCCA para as pistas. Ele rodou mais de 31.000 milhas com o carro. Em 1989 ele deu o carro de presente para a sua filha Ellen Glasser e faleceu em 2003. Dr. Rollings tinha vários exóticos Europeus mas ao experimentar um Phase III de um cliente pela primeira vez o achou tão impressionante que teve que comprar um.

O carro das fotos foi repintado apenas uma vez nos anos 80 e está bem original de acordo com Joel Rosen. O carro foi restaurado por John Walecj em New Jersey que já tinha experiência em restaurar Phase III GTs.

O fim da Motion Performance foi cruel. O Governo Americano da época, em plena crise do petróleo, baixava nas garagens de alta performance e as fechava e ainda multava pesado por construir carros para entusiasta. Foi o fim da Motion Performance assim como várias outras oficinas que ofereciam aos clientes carros esporte de verdade.




2 comentários:

  1. Simplesmente brutais os carros preparados pela Motion. Gostei mais da traseira do Corvette branco das fotos, mais harmônica do que o amarelo do video. Mas aquele Camaro laranja acaba com a tranquilidade de qualquer um...

    Não sabia que o governo americano literalmente esmagou os grandes preparadores nos anos 70. Realmente, a histeria pelo do fim do petróleo foi impressionante...

    ResponderExcluir
  2. Não sou um grande entusiasta das mudanças estéticas das Corvette Motion. Gosto mais quando as mudanças são concentradas na mecânica, como no Camaro laranja.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.