terça-feira, 26 de outubro de 2010

Corvette 1972



Em 1972, o Corvette e demais automóveis começaram a apanhar do Governo Americano com as novas regras de emissões. O Corvette 1972, porém, apresentava o mesmo motor. A única diferenca era que agora o motor podia aguentar gasolina sem chumbo (unleaded), uma vez que as válvulas e a junta do cabecote foi trocada para a gasolina moderna. Isso torna esses carros bem desejáveis porque não é preciso fazer alteracão no motor para usa-los hoje em dia e também pelo fato de não terem os motores anêmicos dos demais. A demanda pelos conversíveis (roadsters) começou a ficar mais excassa nesse ano. Uma outra coisa diferente no Corvette 1972 era os paralamas, agora mais largos e musculosos para não machucar a pintura de pedras.



Todos os fabricantes começaram à medir a performance dos motores com a nova medida SAE líquida, e por isso os números ficaram bem menores que do ano anterior 1971.


A medida líquida SAE refletia a potência real nas rodas com as perdas geradas por bombas de água, alternador, bomba da direção hidráulica, escapamentos, filtro de ar, ar condicionado e portanto era uma medida mais real. Porém, já sabendo disso, a GM começou a mostrar duas medidas, bruta e líquida em 1971 para tentar amenizar os dados que isso iria acontecer aos catálogos de venda em 1972.


O resultado disso tudo foi que os números cairam bastante e, claro, também influenciados pela diminuição da compressão dos motores.


Haviam também menores opções de motores para o Corvette 1972, o motor que saiu foi o big block LS6 de maior potência. Já o small block LT1 teve uma redução de 20hp, sendo que o valor líquido passou de 275 hp para 255 hp. Pelo menos, para o motor LT1, era possível agora comprar com ar condicionado que era algo não disponível em 1971. O problema era que os engenheiros da Chevrolet temiam que a potência maior com a alta rotação do LT1 iriam arrancar as correias do A/C e portanto criar problemas de garantia. Para ajudar a evitar isso, em 1972 os conta-giros do LT1 tiveram seu limite em 5.600 RPM ao invés de 6.500 RPM como era antes. Sendo assim, os mostradores são ligeiramente diferentes para 1972.


Em termos de melhorias, o Corvette 1972 tinha um novo console que eliminou os charmosos, úteis porém de fácil distração, mostradores de fibra ótica para monitorar as luzes do carro. O sistema de alarme, antes opcional, era agora de série para ajudar com a predileção pelo Corvette por parte dos ladrões. As vendas aumentaram em 5.200 unidades em 1972 totalizando 26.994 unidades.


Nas 24 horas de Daytona de 1972, Don Yenko e Tony DeLorenzo ganharam novamente na classe GT e terminaram em quarto na geral, para surpresa de todos, na frente de muitos protótipos mais velozes. Yenko é o concessionário famoso pelos altamente valiosos colecionáveis Yenko Camaros e Yenko Corvettes. John Greenwood inscreveu seu Corvette nas 24 horas de Le Mans daquele ano onde conseguiu a pole position, porém enquanto liderava a competição, um problema de motor o fez abandonar a prova.




EspecificaçõesConversívelCupê
entre eixos em polegadas
98,098,0
Comprimento em polegadas
182,5182,5
Largura em polegadas
69,069,0
Bitola em polegadas
dianteira: 58.7 traseira: 59.4
dianteira: 58.7 traseira: 59.4
Altura em polegadas
47,947,9
Peso em libras
3.5933.593

Lembrando, cada polegada são 2.54 cm e cada Kilograma equivale à 2.2 libras

Suspenção
Dianteira: Independente; braços A-arms em cima e em baixo, molas, amortecedores tubulares e barra anti rolagem.

Traseira: Independente, feixe de molas longitudinal, estruturas, semi eixos com juntas tipo U-joint, braços para suporte, amortecedores tubulares.

Rodas/Pneus
8 X 15

Freios
dianteiros: disco de 11.75 polegadas
traseiros:
disco de 11.75 polegadas

Transmissão
3 velocidades Hydra-Matic
4 velocidades manual

Relação padrão do diferencial
3.36:1

Motores

Tipoohv V-8
ohv V-8
ohv V-8
Cilindrada/pol cub
5.7/3505.7/3507.4/454
Bore X stroke em pol4.00 X 3.484.00 X 3.484.25 X 4.00
Alimentação1 carb de 4 barrils1 carb de 4 barrils1 carb de 4 barrils
Potência em HP @ rpm
200 @ 4,400
255 @ 5,600
270 @ 4,000
Torque @ rpm, em lb/ft
300 @ 2,800
280 @ 4,000
390 @ 3,200

Números publicados de desempenho

Aceleração200 hp, câmbio manual
255 hp, câmbio manual
270 hp, câmbio manual
0-100 km/h, segundos
8.5
6.8
6.9
0-160 mk/h, secondos
xNA
NA
1/4 de milha, seg @ km/h
15.2 @ 134
14.1 @ 150
14.3 @ 148

(Source: Motor Trend)

Produção e preços

Tipo
ProduçãoPreço em US$ em 1972
cupê20,496$5,533.00
conversível
6,508$5, 296.00

Cores e respectiva produção

Color Choice
Produção em unidades
Sunflower Yellow
1,543
Bryar Blue
1,617
Classic White
2,763
Targa Blue
3,198
Steel Cities Gray
2,346
Pewter Silver
1,372
Elkhart Green
4,200
Mille Miglia Red
2,478
Ontario Orange
4,891
War Bonnet Yellow
2,550

3 comentários:

  1. Carlos, conhece algum Vette desses com injeção de algum C4 por exemplo?
    Fica bom?

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  2. Joel,

    O carro fica descaracterizado. Mas se colocar um crate engine da GM o motor já vem com a injeção, ECU e todo mapeado. É muito melhor negócio. Um crate engine GM 502ci custa apenas $8K. Ótimo negócio.

    Mas o ideal é ter esses carros matching numbers: câmbio, motor e diferencial originais.

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  3. Carlos

    Que "fica, fica", já baixei o catálogo da GMPP pra passar um pouco de raiva hehehe.
    Claro que se fosse pra "injetar" um vette antigo seria com crate engine, mas acho interessante motores mais velhos com sistemas de alimentação atualizados

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