Em 1972, o Corvette e demais automóveis começaram a apanhar do Governo Americano com as novas regras de emissões. O Corvette 1972, porém, apresentava o mesmo motor. A única diferenca era que agora o motor podia aguentar gasolina sem chumbo (unleaded), uma vez que as válvulas e a junta do cabecote foi trocada para a gasolina moderna. Isso torna esses carros bem desejáveis porque não é preciso fazer alteracão no motor para usa-los hoje em dia e também pelo fato de não terem os motores anêmicos dos demais. A demanda pelos conversíveis (roadsters) começou a ficar mais excassa nesse ano. Uma outra coisa diferente no Corvette 1972 era os paralamas, agora mais largos e musculosos para não machucar a pintura de pedras.
Especificações | Conversível | Cupê |
entre eixos em polegadas | 98,0 | 98,0 |
Comprimento em polegadas | 182,5 | 182,5 |
Largura em polegadas | 69,0 | 69,0 |
Bitola em polegadas | dianteira: 58.7 traseira: 59.4 | dianteira: 58.7 traseira: 59.4 |
Altura em polegadas | 47,9 | 47,9 |
Peso em libras | 3.593 | 3.593 |
Lembrando, cada polegada são 2.54 cm e cada Kilograma equivale à 2.2 libras
Suspenção
Dianteira: Independente; braços A-arms em cima e em baixo, molas, amortecedores tubulares e barra anti rolagem.
Traseira: Independente, feixe de molas longitudinal, estruturas, semi eixos com juntas tipo U-joint, braços para suporte, amortecedores tubulares.
Rodas/Pneus
8 X 15
Freios
dianteiros: disco de 11.75 polegadas
traseiros: disco de 11.75 polegadas
Transmissão
3 velocidades Hydra-Matic
4 velocidades manual
Relação padrão do diferencial
3.36:1
Tipo | ohv V-8 | ohv V-8 | ohv V-8 |
Cilindrada/pol cub | 5.7/350 | 5.7/350 | 7.4/454 |
Bore X stroke em pol | 4.00 X 3.48 | 4.00 X 3.48 | 4.25 X 4.00 |
Alimentação | 1 carb de 4 barrils | 1 carb de 4 barrils | 1 carb de 4 barrils |
Potência em HP @ rpm | 200 @ 4,400 | 255 @ 5,600 | 270 @ 4,000 |
Torque @ rpm, em lb/ft | 300 @ 2,800 | 280 @ 4,000 | 390 @ 3,200 |
Números publicados de desempenho
Aceleração | 200 hp, câmbio manual | 255 hp, câmbio manual | 270 hp, câmbio manual |
0-100 km/h, segundos | 8.5 | 6.8 | 6.9 |
0-160 mk/h, secondos | x | NA | NA |
1/4 de milha, seg @ km/h | 15.2 @ 134 | 14.1 @ 150 | 14.3 @ 148 |
(Source: Motor Trend)
Produção e preços
Tipo | Produção | Preço em US$ em 1972 |
cupê | 20,496 | $5,533.00 |
conversível | 6,508 | $5, 296.00 |
Cores e respectiva produção
Color Choice | Produção em unidades |
Sunflower Yellow | 1,543 |
Bryar Blue | 1,617 |
Classic White | 2,763 |
Targa Blue | 3,198 |
Steel Cities Gray | 2,346 |
Pewter Silver | 1,372 |
Elkhart Green | 4,200 |
Mille Miglia Red | 2,478 |
Ontario Orange | 4,891 |
War Bonnet Yellow | 2,550 |
Carlos, conhece algum Vette desses com injeção de algum C4 por exemplo?
ResponderExcluirFica bom?
Joel,
ResponderExcluirO carro fica descaracterizado. Mas se colocar um crate engine da GM o motor já vem com a injeção, ECU e todo mapeado. É muito melhor negócio. Um crate engine GM 502ci custa apenas $8K. Ótimo negócio.
Mas o ideal é ter esses carros matching numbers: câmbio, motor e diferencial originais.
Carlos
ResponderExcluirQue "fica, fica", já baixei o catálogo da GMPP pra passar um pouco de raiva hehehe.
Claro que se fosse pra "injetar" um vette antigo seria com crate engine, mas acho interessante motores mais velhos com sistemas de alimentação atualizados