quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Video: ZR1 versus 911 Turbo


A revista Motor Trend fez um comparativo muito interessante: um Corvette ZR1 contra um Porsche 911 Turbo. O primeiro custa em torno de $100.000 Dólares e o segundo custa %50 à mais. Ambos os carros foram levados à pista de Willow Springs onde foram testados exaustivamente. O piloto para teste correu com ambos Corvette e Porsche professionalmente e ganhou Le Mans na GT2, Justin Bell. Justin é o filho de Derek Bell que sempre correu com Porsche.


Ambos são carros excelentes. Enquanto que o Porsche 911 turbo foi melhor de 0 à 100 km/h com um tempo de 3.0 segundos versus 3.5 segundos do Corvette, o Corvette foi melhor nos outros testes e colocou 4 segundos no Porsche na pista justamente por ser bem melhor de curva e de frenagem. O sistema de controle de tração do Corvette também recebeu seus devidos elogios por parte de Bell. Bell acreditava que o Porsche seria melhor no teste mas teve que mudar de idéia. Fica então a pergunta: quanto custaria então um Porsche para poder andar com o ZR1? Com um ZR1 você recebe freios Brembo de carbono que são os exatos freios (até calibragem) que equipam o Ferrari Enzo. Uma barganha tudo o que o carro tem pelo preço. No 911 Turbo a tração é integral que ajuda muito na aceleração porém, como podem ver no video, ainda assim o ZR-1 é melhor em curva.

No final foi feito um teste de velocidade final. O ZR1 passou das 200 mph (320 km/h) e o Porsche foi o Porsche: quebrou e acabou não podendo ser testado. O teste na pista provou ser demais para o Porsche. Como ex proprietário de um 911 novo, podemos dizer que além de ser mais frágil é ainda muito mais caro para manter que um Corvette. Naturalmente gosto é gosto e um entusiasta deve sempre comprar o que gosta mais. Melhor ainda seria poder comprar os dois.


4 comentários:

  1. Muito interessante, mesmo só com a tração traseira contra o Porsche 4x4 ganhou na pista; resultado dos testes nas corridas! Nada é por acaso.
    Acho que mesmo que o Porsche estivesse com os freio de carbono, perderia na pista.
    Mas tem um teste que é o de segurança em impactos que não foi feito por razões óbvias. Nesse teste os carros alemães de uma maneira geral se saem melhor.
    Agora confessem os corvette maníacos, adoraram ver o porsche quebrado! Rs
    Sendo muito mais caro e com aquela fama toda, fiquei pasmo com o Porsche quebrado... Q vergonha...
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Excelente vídeo!

    Impressionante a velocidade com que o ponteiro do velocímetro do Corvette se move até 100-120 mph! Outro ponto que me impressionou foi o Corvette dar uma "cantadinha" de pneus até na mudança de 2a. para 3a. marcha. Torque bruto à disposição!

    Por outro lado, o Porsche, no circuito, sentiu literalmente o peso de "tudo atrás". Mas não que o desempenho seja ruim, apenas não dá para se fazer milagres com as leis da física...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã dos dois carros e das marcas em si, mais a BMW. São três marcas que nutro profunda admiração. E teria uma garagem cheia delas.
    Mas acho que a Porsche andou se perdendo com o 911 Turbo desde o 996, que considero o pior. Não sei se foi a Nissan com o GT-R que provocou isso mas é nítido no vídeo que o 997 esta cada vez mais subesterçante, é impressionante com Bell tem que puxar pra dentro da curva.

    Hoje, se fosse para ter um, teria um GT3RS ou GT2RS. Aspirados (GT3), high-rev, RWD e cambio manual, tal quais os Vettes. Pra mim carro esporte tem que ser assim, direto.

    Parabéns a Chevrolet, o ZR1 é fantástico.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.