sexta-feira, 30 de abril de 2010

Grand Sport C4 1996


O Corvette de quinta geração era para ser o Corvette de 1993 para comemorar os 40 anos do Corvette. Porém, devido à crise na GM de 1992 isso não aconteceu. Em 1992 o C4 já estava bem avançado e era completamente diferente do carro inicial em 1984. Como o C5 demorou e só iria virar realidade em 1997, o C4 teve duas versões comemorativas em 1996: a tradicional Collector's edition em prata e a opção Grand Sport (GS) dos quais só foram produzidos 1.000 exemplares.





No caso do Collector's edition, a pintura era o exclusivo Sebring Silver e 5.412 foram construidos sendo 4.031 cupês e 1.381 conversíveis. Essa opção custava apenas $1.250 a mais que o Corvette normal de série.

A versão conversível, note as rodas menores e os paralamas convencionais.

Já o Grand Sport usava o nome do original de Duntov de 1963 sem ter a mesma glória do original, porém era exclusivo tendo apenas 1.000 examplares produzidos. Para o Grand Sport, uma versão melhorada do motor LT1 foi produzida e batizada de LT4. O LT4 era capaz de 330 hp e um torque de 340 lb.ft (416 N.m). O Grand Sport, por ser bonito, exclusivo e ter sido feito em poucos números, fez que os dealers da época cobrassem até $10.000 Dólares de ágio sobre o preço de tabela do carro.

O motor LT4 de 330 hp que só poderia ser instalado com câmbio ZF de 6 marchas

Até hoje o Grand Sport 1996 é únicamente indentificável já que era produzido apenas na cor Admiral Blue com uma faixa branca pelo meio do carro passando pelo capô, teto e deck traseiro. As rodas eram pretas de muito bom gosto e haviam duas faixas vermelhas posicionadas à frente das rodas esquerdas dianteiras. O visual exclusivo do Grand Sport era bem executado. Na versão Grand Sport do C6 é também possível ver as faixas na frente da roda esquerda.


A roda de cinco raios dianteira esquerda, note as faixas GS

O pacote especial do Grand Sport era identificado pelo código RPO Z16 mas também tinha uma sequência única de número de chassis (VIN), assim como no C4 ZR-1, o que denota sua exclusividade. Os últimos 6 dígitos eram exclusivos e sequenciais no GS.

O interior de um Grand Sport cupê. Muito bom gosto e exclusividade

Cada Grand Sport 1996, cupê ou conversível, tinha a pintura, rodas exclusivas como descritas à cima. As faixas do capô eram uma homenagem aos originais de 1963 (foram feitos 5 para competição) e eles usavam essas faixas para serem identificados pela equipe liderada por Duntov à distância. Todos os Grand Sport eram de câmbio ZF manual de 6 velocidades (como no LT1 de 1992) uma vez que o motor LT4 de 330 hp não podia ser instalado com o câmbio automático que não era dimensionado para essa potência. Aliás, o motor LT4 era também opcional nos Corvettes normais e no Collector's edition desde que com câmbio manual ZF.


O pacote Z16 também incluia bancos bordados com o logo Grand Sport, pistões de freio com Corvette escrito em prata e as belas rodas negras de cinco raios. Porém apenas as versões cupê vinham com os enormes pneus traseiros 315/35ZR-17 e os dianteiros 275/40ZR-17 já que a carroceria tinha que ter seus paralamas extendidos, algo que não era possível na versão conversível.

Banco com logo Grand Sport bordado.


Hoje um Grand Sport 1996, em bom estado, vende por um valor considerável comparado com outros C4 exceto o ZR-1.

A seguir, um vídeo da empresa especializada em Corvettes, Buy a Vette, de um Grand Sport que estava à venda em Julho de 2009 na loja deles.

2 comentários:

  1. Essa pintura do Corvette GS 1996 é fantástica!

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  2. Esse é lindo mesmo. Pena não encontrar mais a miniatura nova desse modelo, apenas do C4 stock...

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