quinta-feira, 30 de junho de 2011
Video: Copa Intereuropa Storica Monza 2011
E aqui esta novamente o Corvette da Tachyon Motorsport, dessa vez em Monza. Acompanhe no video como é uma volta pelo história circuito à bordo desse clássico.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Sensor de óleo do C4 1991
Nosso amigo Fábio, pergunta:
Prezado Carlos!!
Apareceu um vazamento de óleo na parte de cima do motor do corvette, mostramos ao mecânico e ele nos falou que se tratava da cebolinha do óleo de motor, tirei 3 fotos que seguem em anexo, favor me orientar onde encontro esta peça para comprar e qual nome dela.
Seu site já se tornou parte da minha rotina, todos os dias passo para conferir as novidades,
Grande Abraço!
Fabio Maciel
Fabio,
domingo, 26 de junho de 2011
Foto do dia: Sem comentários
sábado, 25 de junho de 2011
Video: Comercial da GM sobre as 24 horas de Le Mans 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Dia nacional de dirigir o Corvette para o trabalho
Video: Z06 baixa volta em Nürburgring
Francamente, considerar que um carro como o Nissan GTR anda mais que os Corvettes é coisa de obtuso. Dessa forma a GM resolveu exclarecer as coisas levando primeiro o ZR1 e depois o Z06 para um volta oficial pelo circuito mais completo do mundo: Nürburgring. Não só exclarece mas dá uma tremenda lição aos demais fabricantes mundiais de carros de alta performance.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Video: Corvettes no Motorama 2011
Aqui estamos novamente falando da Motorama 2011 de Salt Lake City, porém dessa vez, séra exclusivo sobre Corvettes. Se você quiser lembrar os outros carros expostos lá, veja o post anterior sobre o Motorama.
Video: Volta com Olivier Beretta por Le Mans
Video onboard de 1 volta e meia com o C6R da GTE.Ao volante, Olivier Beretta. Notem na segunda volta, Beretta força para tentar pegar um BMW que estava com pneus novinhos e acaba saindo na Arnage indo de encontro com a proteção de pneus. Dá para ver que ele começa a acelerar forte na Mulsanne. O som do Corvette é forte.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Video: C3 L88 de 1968 da Scuderia Filipinetti
Esse post era para ser entitulado "Foto do dia" já que a primeira foto do carro é contribuição do nosso amigo Luiz Tinoco. Porém, para enriquecer um pouco mais, vão mais fotos do carro assim como um video de quando o carro foi leiloado em Agosto de 2009 no leilão da RM edição Sports & Classics of Monterey na califórnia.
domingo, 19 de junho de 2011
Dia de limpar o Stingray 1972
sábado, 18 de junho de 2011
O 68 do Luiz Heller
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Corvette vence, novamente, as 24 horas de Le Mans
A equipe Corvette Racing venceu novamente Le Mans depois de uma batalha com a Ferrari de Fisichella. Olivier Beretta já tem 6 títulos da Le Mans no seu curriculum. Já o seu companheiro Antonio Garcia é a terceira vitória e a primeira de Tommy Milner. Não há maneira melhor de comemorar os 100 anos da Chevrolet do que com essa vitóra. Ano passado, já na GT2, a equipe ficou muito perto de ganhar a prova, o que foi conseguido esse ano.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Video: ZR1 baixa volta em Nürburgring
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1982
O último ano do C3 foi 1982 e, como de costume, coisas interessantes aconteceram no mundo do Corvette. 1982 foi o ano que o carro recebeu o sistema de injeção que estava ausente por 20 anos. Desde 1955 o Corvette teve a opção de câmbio manual e, em 1982, isso deixou de existir sendo o automático a única opção. O novo sistema de injeção, agora eletrônico, era o Cross-Fire que conseguia fazer 80 ajustes por segundo e também seria usado no primeiro ano do C4 que seria introduzido em 1984. Devido as dificuldades de se trocar o ferramental, não haveria Corvette 1983 uma vez que o C4 acabou atrasando ainda que o objetivo era ter um novo carro para comemorar os 30 anos da série. Em 1982 o vidro traseiro do Corvette podia ser aberto o que deu um tom de verdadeiro hatchback para o carro. Foi também nesse ano que uma versão do Corvette excedeu o custo de $20.000 Dólares, seria a Collector's editon apresentada em dourado. Depois do salto, mais sobre o modelo.
Catálogo de venda do Corvette 1981
1981 trouxe mais melhoramentos para o C3 mas também foi o último ano da opção do câmbio manual de 4 marchas para o C3. Foi também o primeiro ano que o carro seria produzido em duas fábricas ao mesmo tempo: a antiga de St Louis e a nova em Bowling Green Kentucky. Interessante que a fábrica nova tinha ferramental de pintura muito superior de forma que alguns 1981 que foram fabricados em Kentucky tinham a opção de duas cores. Os carros com transmissão auomática tinham agora uma suspensão traseira nova com mola de única de Fiberglass que eram uns 15 kilos mais leve enquanto que os de transmissão manual vinham com o tradicional feixe de molas de metal.
Catálogo de venda do Corvette 1980
Para 1980 algumas mudanças foram bem interessantes. Além de alguma modernização cosmética, as novas peças de fibra foram refeitas com menos material o que deixou o carro uns 120 kilos mais magro. O teto também teve uma novo composto de fibra mais leve e um novo motor, com míseros 180 hp, foi oferecido na Califórnia para combater a poluição chamado de LG4. O motor básico, L48, agora rendia 5hp a menos com 190hp enquanto que o L82 ganhou 5hp a mais chegando aos 230hp. Todos os motores eram carburados e, agora, a/c, vidros elétricos e direção regulável eram de série. Depois do salto, mais Corvette 1980.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1979
1979 teve poucas mudanças em relação ao 1978. Porém, as duas opções de motores ganharam 5 hp para o L48 com 195hp e 10 hp para o L82 agora com 225hp. O banco do passageiro agora poderia ser dobrado no mesmo nível do bagageiro. Os bancos do carro também iriam reduzir em peso e um spoiler opcional do pace car de 1978 conseguia reduzir em 5% o arrasto. Alguns dos ultimos 1979 fabricados receberam o castigo do novo velocímetro com máxima de 85mph pelas regulamentações do governo.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Catálogo de venda do Corvette 1978
1978 foi o ano que o C3 recebeu outra modificacão notável: uma traseira com vidro fixo hatchback. Todos os Corvette 78 tem um logo de 25th anniversary, independente da versão. Como o Corvette foi o pace car para a Indy 500 de 1978, uma edicão especial pace car réplica foi criada e 6.502 foram fabricados, um para cada concessionário Chevrolet nos EUA. Todos os carros foram fabricados com carburadores quadrijet da Rochester e a versão L82 rendia agora 220 hp.
Catálogo de venda do Corvette 1977
Em 1977 o C3 perdeu o nome Stingray que tinha sido resgatado em 1969. O volante do Vega que foi parar no modelo 1976 foi agora substituido por um exclusivo de 3 raios. A cor do bloco do motor foi trocada de laranja para azul porém alguns 1977 inciais vieram com motor laranja. Bancos de couro eram agora de série ilustrando que o Corvette era agora um GT de luxo e não mais o muscle car de antes. Freios servo assistidos e direcão hidráulica eram de série e não mais opcionais. Porém os tetos de acrílico que iriam estreiar em 1977 acabaram não virando realidade. 1977 foi o último ano em que o vidro traseiro e os pilares originais do C3 foram mantidos. O carro receberia um vidro mais aerodinâmico em 1978.
Catálogo de venda do Corvette 1976
Em 1976 o capô do Corvette foi modificado para puxar ar mais adiante do radiador. Rodas de alumínio seriam opcionais para o C3 finalmente. Um painel de aco foi instalado debaixo do carro no lugar do antigo de fiberglass para tirar o ruido. Foi o ano em que o volante foi trocado pelo mesmo de 4 raios do Chevrolet Vega, mais barato, o que gerou vários protestos. Porém o volante de 1976 era menor do que os anteriores. O volante seria revisto para 1977. 1976 foi o último ano do nome Stingray para o C3.
Catálogo de venda do Corvette 1975
1975 foi outro ano de últimos: digo o último ano dos roadsters C3s. Foi o ano que o Corvette comecou a focar em ser mais um GT de luxo do que um carro esporte devido aos problemas causados pela legislacão anti-poluicão junto com a falta de tecnologia eletrônica para gerenciamento de motores. Ainda, em 1975, o conta-giros do Corvette já não era mais pelo vácuo do motor e sim eletrônico através de uma placa impressa bem primitiva. Assim, em 1975 é possível encontrar Corvettes em que o conta-giros não funciona. Isso porque a placa precisa ser trocada e pode-se encontrar uma sem muita dificuldade. 1975 foi também o primeiro ano dos catalizadores e o primeiro ano em que o distribuidor foi trocado pelo novo sistema HEI (high energy ignition). Em 1975 uma buzina chata tocava quando os faróis não estavam desligados. No velocímetro em milhas havia o equivalente em kilometros com letras menores sendo invertido para o mercado Canadense. O parachoque traseiro de uretano era agora em uma única peca. Foi o ano em que Zora Arkus-Duntov se aposentou (foi forcado pelas regras da epoca em relacao à sua idade) e acabou comprando o seu Corvette 1974 de uso. Anos depois, quando o vendeu, conseguiu $100.000 Dólares pelo seu 1974!
Catálogo de venda do Corvette 1974
Para 1974 a metamorfose do C3 ficou completa com a legislacão Americana influenciando a traseira do desenho do carro também. Agora com um parachoque de uretano moldado em duas partes, já que em 1974 a fábrica não conseguiu fazer uma peca única. Foi também o último ano do big block 454ci ainda que a potência eram míseros 270hp. Notem, a GM sempre teve o hábito de subestimar a potência dos motores devido ao custo de seguro. Dessa forma, nem tudo o que se lê do Corvette em termos de potência é real. A verdade é que o número na prática é sempre um pouco maior. Foi num 1974 conversível e automático que eu tive a minha primeira experiência com um Corvette.